PROFESSORAS ALFABETIZADORAS: DESAFIOS, EXPERIÊNCIAS E PRÁTICAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v12i2.7294

Palavras-chave:

Alfabetização; Ensino; Formação de Professores

Resumo

O artigo apresenta os resultados da pesquisa realizada no âmbito do mestrado acadêmico na Universidade Federal da Bahia (Ufba), concluído em 2020. O trabalho assume como problema de pesquisa as dificuldades enfrentadas pelos professores alfabetizadores para ajustar as situações didáticas ao que de fato os alunos precisam aprender, decorrentes da lacuna existente entre a produção teórica sobre como a criança aprende e como se pode ensiná-la e a democratização do acesso a uma teoria didática que oriente as práticas alfabetizadoras. Com o intuito de analisar os desafios enfrentados por professoras alfabetizadoras no exercício da profissão, este trabalho constitui-se como uma etnopesquisa porque é o tipo de pesquisa que efetiva uma experiência como ato de pesquisar. Para produção dos dados da pesquisa foram realizadas entrevistas, observações, análise documental e roda de conversa com quatro professoras alfabetizadoras, responsáveis pelas turmas de primeiro ano de duas escolas privadas do município de Nazaré- BA. A abordagem teórica foi fundamentada a partir dos diversos estudos de Emilia Ferreiro. Os dados indicam uma prática pedagógica pautada principalmente no reconhecimento das letras, dos sons e das sílabas. Apesar do comprometimento das professoras com as aprendizagens das estudantes, observou-se uma distância significativa entre o que as crianças precisam aprender e o que de fato é proposto aos alunos. Este cenário indica lacunas na formação inicial e continuada das professoras e alerta para a necessária coerência entre os estudos sobre como se aprende a ler e a escrever e as intervenções didáticas.

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Biografia do Autor

Nalim Moura Santos, Universidade Federal da Bahia (Ufba)

Mestranda em Educação, na linha de pesquisa Educação e Diversidade, pela Universidade Federal da Bahia (Ufba).

Giovana Cristina Zen, Universidade Federal da Bahia (Ufba)

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (Ufba). Professora Adjunta da Ufba.

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Publicado

2021-02-15

Como Citar

Moura Santos, N., & Zen, G. C. (2021). PROFESSORAS ALFABETIZADORAS: DESAFIOS, EXPERIÊNCIAS E PRÁTICAS. fólio - Revista De Letras, 12(2). https://doi.org/10.22481/folio.v12i2.7294