PROFESSORAS ALFABETIZADORAS: DESAFIOS, EXPERIÊNCIAS E PRÁTICAS
DOI:
https://doi.org/10.22481/folio.v12i2.7294Palavras-chave:
Alfabetização; Ensino; Formação de ProfessoresResumo
O artigo apresenta os resultados da pesquisa realizada no âmbito do mestrado acadêmico na Universidade Federal da Bahia (Ufba), concluído em 2020. O trabalho assume como problema de pesquisa as dificuldades enfrentadas pelos professores alfabetizadores para ajustar as situações didáticas ao que de fato os alunos precisam aprender, decorrentes da lacuna existente entre a produção teórica sobre como a criança aprende e como se pode ensiná-la e a democratização do acesso a uma teoria didática que oriente as práticas alfabetizadoras. Com o intuito de analisar os desafios enfrentados por professoras alfabetizadoras no exercício da profissão, este trabalho constitui-se como uma etnopesquisa porque é o tipo de pesquisa que efetiva uma experiência como ato de pesquisar. Para produção dos dados da pesquisa foram realizadas entrevistas, observações, análise documental e roda de conversa com quatro professoras alfabetizadoras, responsáveis pelas turmas de primeiro ano de duas escolas privadas do município de Nazaré- BA. A abordagem teórica foi fundamentada a partir dos diversos estudos de Emilia Ferreiro. Os dados indicam uma prática pedagógica pautada principalmente no reconhecimento das letras, dos sons e das sílabas. Apesar do comprometimento das professoras com as aprendizagens das estudantes, observou-se uma distância significativa entre o que as crianças precisam aprender e o que de fato é proposto aos alunos. Este cenário indica lacunas na formação inicial e continuada das professoras e alerta para a necessária coerência entre os estudos sobre como se aprende a ler e a escrever e as intervenções didáticas.
Downloads
Referências
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Alfabetização. PNA Política Nacional de Alfabetização/Secretaria de Alfabetização. – Brasília: MEC, SEALF, 2019. Disponível em: http://alfabetizacao.mec.gov.br/
CUNHA, Maria Isabel da. O bom professor e sua prática. 24. ed. Campinas: Papirus, 1989.
ESCREVER para aprender Parte 2. MEC, 2001. 1 vídeo (10min). Publicado pelo canal Nova Escola. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=1hdJJCZMD0g. Acesso em: FEV, 2020.
FERREIRO, Emilia. O ingresso na escrita e nas culturas do escrito. São Paulo, Cortez. 2013.
______. Alfabetização em Processo. São Paulo: Cortez, 1996
______. Reflexões Sobre Alfabetização. 24. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
______. Com todas as letras. 11. ed. São Paulo: Cortez, 2003.
GATTI, Bernadete Angelina. Formação de Professores e carreira: problemas e movimentos de renovação. Campinas: Autores Associados, 1997. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/article/view/1890
KAUFMAN, Maria Ana, CASTEDO, Mirta, TERUGGI, Lilia e MOLINARI, Claudia; Alfabetização de crianças: construção e intercâmbio – Experiências Pedagógicas na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. Trad. Carolina Burnier. 7. Ed. – Porto alegre: Artes Médicas, 1998.
LERNER, Delia. Ler e escrever: o real, o possível e o necessário. Porto Alegre: Artmed, 2002.
LUDKE, Menga; ANDRÉ, Marli. Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas. São Paulo, EPU. 1986.
MACEDO, Roberto Sidnei. Pesquisar a experiência compreender/mediar saberes experienciais. 1. ed. Curitiba: CRV, 2015.
MARINHO, Giullianny Russo. La utilidad de los conocimiento del nombre de la letra para la adquisición del sistema de escritura. 2018. Dissertação de Mestrado. Universidad Nacional De La Plata, Argentina.
MOLINARI, María Claudia; FERREIRO, Emilia. Identidades e diferenças na escrita em papel e em computador nas primeiras etapas do processo de alfabetização. In: O ingresso na escrita nas culturas do escrito –Seleção de textos de pesquisa. São Paulo: Cortez, 2013, p. 77-100.
MOLINARI, María Claudia. Derechos y Oportunidades en la Alfabetización Inicial. Práxis Educacional, [S.l.], v. 15, n. 35, p. 110-127, out. 2019. ISSN 2178-2679. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5670>.
NAZARÉ. Censo Escolar. 2018. Disponível em: https://www.qedu.org.br/cidade/4217-nazare/censoescolar?year=2018&dependence=0&localization=0&education_stage=0&item=. Acesso em: FEV, 2020
NEMIROVSKY, Myriam. O Ensino da Linguagem Escrita. Porto Alegre: Artmed, 2002.
POLLO, Tatiana Cury; TREIMAN, Rebecca; KESSLER, Brett. Uma revisão crítica de três perspectivas sobre o desenvolvimento da escrita. Estudos de Psicologia (Campinas), v. 32, n. 3, p. 449-459, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-166X2015000300449&script=sci_abstract&tlng=pt
QUINTEROS, Graciela. El uso y función de las letras en el período pre-alfabético. Lectura y vida, v. 15, n. 4, p. 28-38, 1994. Disponível em: http://www.lecturayvida.fahce.unlp.edu.ar/numeros/a15n4/15_04_Quinteros.pdf
READ, Charles; TREIMAN, Rebecca. Children´s invented spelling: What we have learned in forty years. In: BERWICK, R. C. (Org.), Rich languages from poor inputs, 2013 p. 197–211. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/269411608_Children's_Invented_Spelling_What_We_Have_Learned_in_Forty_Years
TREIMAN, Rebecca. Use of consonant letter names in beginning spelling. Developmental psychology, v. 30, n. 4, p. 567-580, 1994.
TREIMAN, Rebecca. Why spelling? The benefits of incorporating spelling into beginning reading instruction. In: METSALA, Jamie L.; EHRI, L. C. (Org.). Word recognition in beginning literacy, 1998, p. 289-313. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/241232658_Why_spelling_The_benefits_of_incorporating_spelling_into_beginning_reading_instruction
WEISZ, Telma. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem. São Paulo: Ática, 1999.
ZEN, Giovana Cristina; D'ÁVILA, Cristina. As relações entre formação, ensino e aprendizagem no contexto de práticas alfabetizadoras. Laplage em Revista, v. 4, n. especial, p. 122-134, 2018. Disponível em https://www.laplageemrevista.ufscar.br/index.php/lpg/article/view/590
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 fólio - Revista de Letras
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.