DO SOM AO SENTIDO: O OLHAR DO NARRADOR E SEUS DESVÃOS EM TENTAÇÃO, DE CLARICE LISPECTOR
DOI:
https://doi.org/10.22481/folio.v12i2.7441Palavras-chave:
Clarice Lispector; Conteúdo; Forma; NarradorResumo
Este artigo é uma leitura do conto Tentação, de Clarice Lispector, a partir do qual se procura depreender um entendimento analítico-interpretativo dos elementos que conduzem o enredo ao rápido, porém significativo encontro entre uma garota e um cão basset. Seguindo esse fio de prumo, o trabalho se baseia em teorias voltadas ao papel do narrador e seu posicionamento em relação àquilo que conta; ademais, serão utilizados estudos da poeticidade do som para a construção de sentido. Valendo-se desse processo de leitura, destacar-se-á como forma e conteúdo atuam para a produção de efeitos significativos que se constroem por meio de uma linguagem literária. Para isso, destacam-se os textos teóricos de Grammont (1947), Pouillon (1974), Nunes (1989) e Todorov (2006).
Downloads
Referências
BENJAMIN, W. Escritos sobre mito e linguagem. São Paulo: Editora 34, 2013.
FRIEDMAN, N. O ponto de vista na ficção. São Paulo: Revista USP, n. 5, mar/mai 2002, p. 166-182.
GRAMMONT, M. Le vers français. Sés moyens d’ expression, son harmonie. Paris: Delagrave, 1947.
HJELMSLEV, L. Prolegômenos a uma teoria da linguagem. São Paulo: Perspectiva, 2006.
LISPECTOR, C. A legião estrangeira. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.
NUNES, B. O Drama da Linguagem: Uma Leitura de Clarice Lispector. São Paulo: Ática, 1989.
POUILLON, J. O tempo no romance. Trad. Heloysa Lima Dantas. São Paulo: Cultrix. Ed. Da Universidade de São Paulo, 1974.
TODOROV, T. As estruturas narrativas. Trad. Leyla Perrone-Moisés. 4.ed. São Paulo: Perspectiva, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 fólio - Revista de Letras
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.