ALFABETIZAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DA LÍNGUA MATERNA
DOI:
https://doi.org/10.22481/folio.v12i2.7453Palavras-chave:
Pandemia; Alfabetização; Práticas pedagógicas; Língua Materna.Resumo
Este artigo pontua aspectos desse novo momento que estamos vivenciando – da pandemia da COVID-19 – e a situação da educação nele, principalmente no que diz respeito a alfabetização, isto porque entendemos que alfabetizar é ensinar uma língua, a materna. Desse modo objetivou analisar as alternativas encontradas pelas professoras alfabetizadoras para oferecer as condições necessárias para a apropriação da leitura e da escrita no ERE. Para respondê-lo, realizamos uma pesquisa qualitativa e exploratória a partir da entrevista com três professoras alfabetizadoras de uma escola privada de um município baiano. Assim, foi instituído a adoção da educação remota para que o processo de escolarização continuasse a se concretizar devido a não recomendação de contato físico e foi orientado como esta poderia ocorrer. Neste estudo, refletimos sobre as limitações existentes no processo de alfabetizar remotamente, a partir de referencial bibliográfico existente e das narrativas das docentes que apontam dificuldades com as limitações do Ensino Remoto Emergencial para socialização, aspectos da leitura, escrita e contam, para concretização de ensino, principalmente, com os familiares dos alunos. Consideramos que o estudo em questão potencializa reflexões sobre o tema e pondera modos de saber-fazer dessa fase da escolarização tão específica.
Downloads
Referências
ABALF, Associação Brasileira de Alfabetização. Posicionamento da ABALf sobre a reposição de aulas remotas na Educação Básica. Ofício nº 16/99 – GOE – APLO, 16/04/2020. Disponível em: https://28473cf1-9f63-40b0-b146-f3b3c65a8b23.filesusr.com/ugd/64d1da_02d84c489f924895a8ceb7ffc60fe062.pdf. Acesso em: 06 ago. 2020.
ALVES, Lynn. Educação Remota: entre a ilusão e a realidade. Revista Interfaces Científicas, Aracajú, v. 8, n. 3, p. 348-365, 2020. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9251/4047. DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p348-365. Acesso em: 09 ago. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP 5, de 28 de abril de 2020. Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Brasília: DF, 2020a. D.O.U. de 01/06/2020, Seção 1, Pág. 32. 2020a. Disponível em: Acesso em: 1 ago. 2020. http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=145011-pcp005-20&category_slug=marco-2020-pdf&Itemid=30192.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP 11, de 07 de julho de 2020. Orientações Educacionais para a Realização de Aulas e Atividades Pedagógicas Presenciais e Não Presenciais no contexto da Pandemia. Brasília: DF, 2020b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=148391-pcp011-20&category_slug=julho-2020-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 28 ago. 2020.
BRASIL. Ministério da Saúde. Brasil confirma primeiro caso da doença. 26/02/2020. Disponível em: https://www.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/46435-brasil-confirma-primeiro-caso-de-novo-coronavirus. Acesso em: 19 mar. 2020. 2020c.
BRASIL. Presidência da República. Medida Provisória 934, de 01 de abril de 2020. Estabelece normas excepcionais sobre o ano letivo da educação básica e do ensino superior decorrentes das medidas para enfrentamento da situação de emergência de saúde pública de que trata a Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020. 2020d. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2020/mpv/mpv934.htm.
Acesso em: 23 jul. 2020.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. Brasília, 1988. Disponível em:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 08 ago. 2019.
CHAGAS, Elisa. DataSenado: quase 20 milhões de alunos deixaram de ter aulas durante pandemia. 12/08/2020. Disponível em:
https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2020/08/12/datasenado-quase-20-milhoes-de-alunos-deixaram-de-ter-aulas-durante-pandemia. Acesso em: 16 set. 2020.
FERREIRO, Emília.; TEBEROSKY, Ana. A psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artmed, 1999.
FERREIRO, Emília. A Alfabetização e as Novas Tecnologias. Disponível em: http://blog.pat.educacao.ba.gov.br/blog/2015/06/a-alfabetizacao-e-as-novas-tecnologias-por-emilia-ferreiro/. Acesso em: 11 ago. 2020.
G1. China tem mais de 78 mil casos de Covid-19 e anuncia quarentena para turistas de países atingidos. 26/02/2020. Disponível em:
https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2020/02/26/china-tem-mais-de-78-mil-casos-de-covid-19.ghtml. Acesso em: 29 jul. 2020.
HODGES, Charles.; MOORE, Stephanie; LOCKEE, Barb; TRUST, Torrey; Bond, Aaron. The Difference Between Emergency Remote Teaching and Online Learning, Revisão EDUCAUSE, 2020. Disponível em: https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergency-remote-teaching-and-online-learning#fn1. Acesso em: 12 mai. 2020.
LINHA do tempo do Coronavírus no Brasil. Disponível em: https://www.sanarmed.com/linha-do-tempo-do-coronavirus-no-brasil. Acesso em: 29 jul. 2020.
MACEDO, Yuri Miguel; ORNELLAS, Joaquim Lemos; BOMFIM, Helder Freitas. COVID-19 no Brasil: o que se espera para população subalternizada? Revista Encantar – Educação, cultura e sociedade. Bom Jesus da Lapa, v. 2, p. 1-10, jan./dez., 2020. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/encantar/article/view/8189.
Acesso em: 15 ago. 2020.
PIRES, Maria das Graças Porto.; FERREIRA, Lúcia Gracia; LIMA, Daniel Fernandes. Alfabetização, professor alfabetizador e prática pedagógica. Revista Letra Magna. Ano 06, n. 13, 2º Semestre de 2010. Disponível em: http://www.letramagna.com/Artigo10_13.pdf. Acesso em: 17 ago. 2020.
PITOMBEIRA, Delane Felinto; OLIVEIRA, Lucia Conde de. Pobreza e desigualdades sociais: tensões entre direitos, austeridade e suas implicações na atenção primária. Ciência & Saúde Coletiva, 25(5): 1699-1708, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/csc/v25n5/1413-8123-csc-25-05-1699.pdf. Acesso em: 15 ago. 2020.
POERSCH, José Marcelino. Pode-se alfabetizar sem conhecimentos de lingüísticas? TASCA, Maria; POERSCH, José Marcelino (Orgs.). Suportes Lingüísticos para a alfabetização. 2 ed. Porto Alegre: Sagra, 1990. p. 9-41.
ZEN, Giovana Cristina. A relação entre currículo e alfabetização no período da pandemia da Covid-19. Ciclos de debates/live. Instituto Chapada – ICEP, 06 de junho, 2020. Disponível em:
https://www.facebook.com/watch/live/?v=337857267200509&ref=watch_permalink.
Acesso em: 25 ago. 2020.
ZEN, Giovana Cristina; MOLINARI, Maria Cláudia; NASCIMENTO, Aline Carvalho. As práticas cotidianas de leitura e escrita na escola como um direito da infância. Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista-Bahia, v. 16, n. 41. p. 255-277, Edição Especial, 2020. Disponível em: http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/7263. Acesso em: 23 set. 2020.
NERI, Marcelo C. A escalada da desigualdade: qual foi o impacto da crise sobre a distribuição de renda e a Pobreza? Rio de Janeiro: RJ. FGV Social. Agosto/2019. Disponível em: https://www.cps.fgv.br/cps/bd/docs/A-Escalada-da-Desigualdade-Marcelo-Neri-FGV-Social.pdf. Acesso em: 03 jun. 2020.
ORGANIZAÇÃO Pan-Americana da Saúde (OPAS). Histórico. Disponível em: https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6101:covid19&Itemid=875. Acesso em: 03 jun. 2020. 2020a.
ORGANIZAÇÃO Pan-Americana da Saúde (OPAS). OMS afirma que COVID-19 é agora caracterizada como pandemia. Disponível em: https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6120:oms-afirma-que-covid-19-e-agora-caracterizada-como-pandemia&Itemid=812. Acesso em: 03 jun. 2020. 2020b.
PORTUGAL é o único país na “lista negra” britânica que está abaixo da média europeia de casos: o coronavírus cá e no mundo (em gráficos). 14/08/2020. Disponível em: https://expresso.pt/coronavirus/2020-08-14-Portugal-e-o-unico-pais-na-lista-negra-britanica-que-esta-abaixo-da-media-europeia-de-casos-o-coronavirus-ca-e-no-mundo--em-graficos-. Acesso em: 25 ago. 2020.
RELATÓRIO DE SITUAÇÃO – 1. 03/03/2020. Disponível em: https://covid19.min-saude.pt/wp-content/uploads/2020/03/Relato%CC%81rio-de-Situac%CC%A7a%CC%83o-1.pdf. Acesso em: 22 jun. 2020.
VESPA, Talyta. Em vez da idade, classe social passa a definir quem morre de covid no país. UOL, São Paulo. 06/05/2020. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2020/05/06/no-brasil-covid-19-nao-mata-por-idade-mas-por-endereco-sugere-estudo.htm . Acesso em: 29 jul. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 fólio - Revista de Letras
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.