ALFABETIZAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DA LÍNGUA MATERNA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v12i2.7453

Palavras-chave:

Pandemia; Alfabetização; Práticas pedagógicas; Língua Materna.

Resumo

Este artigo pontua aspectos desse novo momento que estamos vivenciando – da pandemia da COVID-19 – e a situação da educação nele, principalmente no que diz respeito a alfabetização, isto porque entendemos que alfabetizar é ensinar uma língua, a materna. Desse modo objetivou analisar as alternativas encontradas pelas professoras alfabetizadoras para oferecer as condições necessárias para a apropriação da leitura e da escrita no ERE. Para respondê-lo, realizamos uma pesquisa qualitativa e exploratória a partir da entrevista com três professoras alfabetizadoras de uma escola privada de um município baiano. Assim, foi instituído a adoção da educação remota para que o processo de escolarização continuasse a se concretizar devido a não recomendação de contato físico e foi orientado como esta poderia ocorrer. Neste estudo, refletimos sobre as limitações existentes no processo de alfabetizar remotamente, a partir de referencial bibliográfico existente e das narrativas das docentes que apontam dificuldades com as limitações do Ensino Remoto Emergencial para socialização, aspectos da leitura, escrita e contam, para concretização de ensino, principalmente, com os familiares dos alunos. Consideramos que o estudo em questão potencializa reflexões sobre o tema e pondera modos de saber-fazer dessa fase da escolarização tão específica.

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Biografia do Autor

Lucimar Gracia Ferreira, Universidade Federal da Bahia (Ufba)

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal da Bahia (Ufba). Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).

Lúcia Gracia Ferreira, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia. Realizou estágio pós-doutoral na  Universidade Federal da Bahia (Ufba) e na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).  Integrante do Grupo de Pesquisa e Estudos Pedagógicos/Uesb e Docência, Currículo e Formação/UFRB.

 

Giovana Cristina Zen, Universidade Federal da Bahia (Ufba)

Doutora em Educação Universidade Federal da Bahia (Ufba). Professora da Faculdade de Educação da Ufba. Integra o Grupo de Pesquisa em Formação de Professores e atua como Vice líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Didática e Ludicidade.

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Publicado

2021-02-15

Como Citar

Ferreira, L. G., Gracia Ferreira, L., & Zen, G. C. (2021). ALFABETIZAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DA LÍNGUA MATERNA . fólio - Revista De Letras, 12(2). https://doi.org/10.22481/folio.v12i2.7453

Edição

Seção

VERTENTES & INTERFACES II: Estudos Linguísticos e Aplicados