O SISTEMA DA MODA EM CLARICE LISPECTOR
DOI:
https://doi.org/10.22481/folio.v12i2.7907Palavras-chave:
Clarice Lispector; sistema da moda; feminilidade; semiologia; máquinas desejantesResumo
Composto pelos signos de diversos sistemas e de diversas culturas, eficazes e em estado de especulação, o sistema da moda se torna o objeto da interpretação na escrita de Clarice Lispector. Em seus textos não ficcionais a moda desempenha uma função diferente daquela manifesta nas ficções, voltada para o regime metafórico, ainda que ambos usos se complementem mutuamente. A autora combina em seus textos do Correio feminino o tom poético do ensaio e do conto com o olhar crítico de caráter socio-psicológico. Profundamente marcada pela história da modernidade em seus aspectos paradoxais, ambígua em sua relação com o socialismo e com o feminismo, a moda articula os limites individuais e coletivos. Diferentemente da sociologia., também importante na obra lispectoriana, a análise semiológica visa aos elementos da conotação. Um objeto do estudo da semiologia nos anos 60, a teoria do sistema da moda combina o sistema verbal e visual, anunciando, de fato, a teoria das máquinas desejantes formulada por Gilles Deleuze e Félix Guattari.
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