TECNOLOGIA DIGITAL DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v13i1.7978

Palavras-chave:

Ensino Híbrido. Língua Portuguesa. Metodologias Ativas. Tecnologias digitais.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar práticas pedagógicas a partir do ensino híbrido na Educação Básica, na perspectiva da rotação por estações, destacando a importância do uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e das metodologias ativas para a personalização do ensino de Língua Portuguesa. Metodologicamente, trata-se de pesquisa qualitativa, do tipo descritiva com uso de procedimentos empíricos. A pesquisa foi realizada com uma turma do 8º ano de uma escola particular da cidade de Aracaju-SE/Brasil. Como resultados, identificou-se a possibilidade do professor, ao inovar a sua prática, aumentar o nível de interação e de motivação dos alunos no desenvolvimento das atividades de Língua Portuguesa, evidenciando a importância do uso do ensino híbrido e da tecnologia digital no processo ensino e aprendizagem.

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Biografia do Autor

Rosana Maria Santos Torres Marcondes, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Anne Alilma Silva Souza Ferrete, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Líder do Núcleo de Pesquisa em Comunicação e Tecnologia (NUCA/UFS).

Willian Lima Santos, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Mestrando em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Pesquisador vinculado ao Núcleo de Pesquisa em Comunicação e Tecnologia (NUCA/UFS).

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Publicado

2021-07-31

Como Citar

Marcondes, R. M. S. T., Ferrete, A. A. S. S., & Santos, W. L. (2021). TECNOLOGIA DIGITAL DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA. fólio - Revista De Letras, 13(1). https://doi.org/10.22481/folio.v13i1.7978