A FALA-EM-INTERAÇÃO EM PRÁTICA JURÍDICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v13i1.8041

Palavras-chave:

Termos jurídicos; Reformulação; Audiências de Conciliação.

Resumo

Este trabalho analisa a reformulação de termos técnicos do Direito em termos não especializados em audiências de conciliação. Nossa análise se pauta em postulados teóricos da Sociolinguística Interacional, da Análise da Conversa Etnometodológica, da Linguística de Texto e da Análise Crítica do Discurso. O corpus de análise consiste em três gravações de audiências de conciliação de um Juizado Especial Cível. Os dados foram colhidos em um gravador digital e transcritos, utilizando-se o Modelo Jefferson de Transcrição. Notamos que o mediador parece fazer uso da reformulação de modo que os participantes da interação compreendam o processo conversacional e possam, assim, chegar a um acordo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Welton Pereira e Silva, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (Puc-Rio)

Doutor em Letras Vernáculas (UFRJ). Estagiário de pós-doutorado com bolsa Faperj na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (Puc-Rio).

Wania Terezinha Ladeira, Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Doutora em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (Puc-Rio). Professora Adjunta da Universidade Federal de Viçosa.

Referências

CORONA, Márcia Del. “Fala-em-interação cotidiana e fala-em-interação institucional: uma análise de audiências criminais”. In: LODER, Letícia Ludwig e JUNG, Neiva Maria. (orgs). Fala-em-interação social: introdução à análise da conversa etnometodológica. Campinas: Mercado de Letras, 2011

GARCEZ, Pedro M. “Formas Institucionais de Fala-em-Interação e Conversa Cotidiana: Elementos para a distinção a partir da atividade de argumentar”. In PEREIRA, Maria das Graças Dias. Interação e Discurso: Estudos na perspectiva da Sociolinguística Interacional / Áreas de interface. Rio de Janeiro: Editora Trarepa, 2002.

GOFFMAN, Erving. “A Elaboração da Face”. In: FIGUEIRA, Sérvulo Augusto. Psicanálise e Ciências Sociais. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves Editora S.A, 1980

HILGERT, José Gaston. “Esboço de uma fundamentação teórica para o estudo das atividades de formulação textual”. In JUBRAN, Clélia Cândida Abreu Spinardi e KOCH, Ingendore Grunfeld Villaça. Gramática do Português Culto Falado no Brasil. Volume 1. Construção do texto falado. Campinas: Editora Unicamp, 1993.

LABOV, Willian. Padrões Sociolinguísticos. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

LADEIRA, Wânia Terezinha. “Gerenciamento e negociação de conflitos em audiências de conciliação de um juizado especial cível de relações de consumo: o papel do mediador”. In SILVEIRA, Sonia Bittencourt; MAGALHÃES, Tânia Guedes. A fala-em-interaão em situações de conflito: recursos linguísticos e práticas comunicativas. São Carlos: Editora Claraluz, 2008.

LADEIRA, Wânia Terezinha. Estratégias linguístico-discursivas de formulação em atividades de negociação em mediação. Revista Veredas on-line, nº 1. p. 96-111. PPG Linguística/UFJF – Juiz de Fora: 2012.

LODER, Letícia Ludwig. “O modelo Jefferson de transcrição: convenções e debates”. In: LODER, Letícia Ludwig e JUNG, Neiva Maria. (orgs). Fala-em-interação social: introdução à análise da conversa etnometodológica. Campinas: Mercado de Letras, 2011. p. 127-157.

RIBEIRO, Branca Telles. “Frame Analysis”. In PEREIRA, Maria das Graças Dias (Org.). Interação e Discurso: Estudo na perspectiva da Sociolinguística Interacional / Áreas de interface. Rio de Janeiro: Editora Trarepa, 2002.

VAN DIJK, T. Discurso e Poder. São Paulo: Contexto, 2008.

Downloads

Publicado

2021-07-31

Como Citar

Silva, W. P. e, & Ladeira, W. T. (2021). A FALA-EM-INTERAÇÃO EM PRÁTICA JURÍDICA. fólio - Revista De Letras, 13(1). https://doi.org/10.22481/folio.v13i1.8041