A PRODUÇÃO TEXTUAL EM CLASSES DE EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS: ALGUMAS PROBLEMATIZAÇÕES

Autores

  • Erica Bastos da Silva Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v13i1.8085

Palavras-chave:

Produção textual na EJAI. Ditado. Cópia. Práticas contextualizadas

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de apresentar algumas reflexões sobre as atividades de produção textual na Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI). O artigo é um recorte da pesquisa de doutorado que visou conhecer algumas percepções dos educandos e educadores sobre os processos de aprendizagem da leitura, escrita e oralidade na EJAI, considerando as singularidades dos sujeitos e estabelecendo relações com os usos sociais da língua. Para o desenvolvimento deste estudo, foi feita uma pesquisa etnográfica numa escola da rede pública estadual do município de Salvador. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com discentes e professores, além de observações de aula. A partir dos resultados da pesquisa, foi possível perceber que o ditado e a cópia aparecem em destaque como exercício de escrita nessas classes. No entanto, emerge, ainda que timidamente, a demanda por práticas de escrita mais contextualizadas. Espera-se que este trabalho contribua para uma qualificação do olhar sobre o ensino da escrita na EJAI e destaca-se ainda a importância de ouvir atentamente os sujeitos nos momentos de repensar a educação ofertada nessa modalidade de ensino.

Palavras-chave: Produção textual na EJAI. Ditado. Cópia. Práticas contextualizadas.

 

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Biografia do Autor

Erica Bastos da Silva, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (Ufba). Professora Adjunta da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia  (UFRB).

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Publicado

2021-07-31

Como Citar

da Silva, E. B. (2021). A PRODUÇÃO TEXTUAL EM CLASSES DE EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS: ALGUMAS PROBLEMATIZAÇÕES. fólio - Revista De Letras, 13(1). https://doi.org/10.22481/folio.v13i1.8085