A PRODUÇÃO TEXTUAL EM CLASSES DE EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS: ALGUMAS PROBLEMATIZAÇÕES
DOI:
https://doi.org/10.22481/folio.v13i1.8085Palavras-chave:
Produção textual na EJAI. Ditado. Cópia. Práticas contextualizadasResumo
Este trabalho tem o objetivo de apresentar algumas reflexões sobre as atividades de produção textual na Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI). O artigo é um recorte da pesquisa de doutorado que visou conhecer algumas percepções dos educandos e educadores sobre os processos de aprendizagem da leitura, escrita e oralidade na EJAI, considerando as singularidades dos sujeitos e estabelecendo relações com os usos sociais da língua. Para o desenvolvimento deste estudo, foi feita uma pesquisa etnográfica numa escola da rede pública estadual do município de Salvador. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com discentes e professores, além de observações de aula. A partir dos resultados da pesquisa, foi possível perceber que o ditado e a cópia aparecem em destaque como exercício de escrita nessas classes. No entanto, emerge, ainda que timidamente, a demanda por práticas de escrita mais contextualizadas. Espera-se que este trabalho contribua para uma qualificação do olhar sobre o ensino da escrita na EJAI e destaca-se ainda a importância de ouvir atentamente os sujeitos nos momentos de repensar a educação ofertada nessa modalidade de ensino.
Palavras-chave: Produção textual na EJAI. Ditado. Cópia. Práticas contextualizadas.
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