SOB A ÓTICA DA ERGOLINGUÍSTICA: UM ESTUDO SOBRE O TRABALHO DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO NO PIBID

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v13i1.8255

Palavras-chave:

Ergolinguística, Formação de professores, PIBID

Resumo

Este trabalho objetiva discutir a reflexão sobre a formação de professores de língua portuguesa no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), a partir da aplicação dos métodos de autoconfrontação (CLOT, 1997). Partimos da hipótese de que esses métodos motivam a autorreflexão do trabalhador que se observa em situações de trabalho, funcionando como um importante instrumento de conhecimento sobre o trabalho real do professor em formação. Pelo enfoque na Ergolinguística (PORTO, 2010; 2011; 2021), investigamos o funcionamento da linguagem sobre o trabalho do professor, bem como a linguagem como uma atividade dialógica de produção de sentidos.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kelly Aparecida Almeida Gouveia, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Mestranda em Linguística da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). 

Ludmila Mota de Figueiredo Porto, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professora Adjunta da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Referências

ANTUNES, I. Aula de português: Encontro & Interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Trad. do russo de Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

______. Estrutura do Enunciado. Revista Literatunja Ucëba. vol. 3, 1930. Tradução de Ana Vaz, para fins didáticos, 2007.

BAKHTIN, M.; VOLOCHÍNOV, V. N. Marxismo e Filosofia da Linguagem. 13ª ed., 1ª reimpressão. São Paulo: Hucitec, 2012.

BRASIL. CAPES. Ministério da Educação. Edital MEC/CAPES/FNDE Pibid. Disponível em:

https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/edital-pibid-pdfAcesso; Acesso em: 23/03/2021.

CLOT, Y. Le travail, activité dirigée - contribuition à une analyse psychologique de l’action. Habbilitation à diriger des recherches. Université de Paris VIII: mimeo, 1997.

COSTA-HÜBES, T. da C. Por uma concepção sociointeracionista da linguagem: orientações para o ensino da língua portuguesa. Revista Línguas & Letras, número especial – XIX CELLIP – 1º semestre de 2011. Disponível em: http://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/5486 ; Acesso em: 21/03/2021.

FAÏTA, D. Análise das práticas linguageiras e situações de trabalho: uma renovação metodológica imposta pelo objeto. In: SOUZA-E-SILVA, M. C. P.; FAÏTA, D. (orgs.). Linguagem e trabalho: construção de objetos de análise no Brasil e na França. São Paulo: Cortez, 2002.

. O desenvolvimento de uma situação do trabalho docente no diálogo entre professores: uma atividade discursiva sobre a atividade educativa. In: FAÏTA, D. Análise Dialógica da Atividade Profissional. Rio de Janeiro: Imprinta Express editora, 2005. p.117-145.

FRANÇA, M. No princípio dialógico da linguagem, o reencontro do Homo loquens com o ser humano industrioso. In: FIGUEIREDO, M. et al. (Orgs). Labirintos do trabalho: Interrogações e olhares sobre o trabalho vivo. DP&A editora, 2004.

FREIRE, Paulo. A educação na cidade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1991.

______. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GOUVEIA, K. A. A. A autoconfrontação no PIBID: contribuições para a formação de professores críticos e reflexivos. 2018. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.

KLEIMAN, A. Oficina de leitura: teoria e prática. 15ª ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2013.

OLIVEIRA, L. A. Coisas que todo professor de português precisa saber: a teoria na prática. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.

PAIVA, V.L.M.O. Reflexões sobre ética na pesquisa. Revista Brasileira de Lingüística Aplicada, vol. 5, n.1. p. 43-61, 2005.

PORTO, L. M. F. Análise dialógico-discursiva da atividade dos cuidadores de idosos em instituições geriátricas do Recife. Dissertação (Mestrado em Linguística). Programa de Pós- Graduação em Letras, Universidade Federal de Pernambuco, Recife/PE, 2010, p. 104.

______. Pelo (re)conhecimento da Ergolinguística. Revista Eutomia, 2011, p. 269-291.

______. Prefácio. In: SOUZA, Ester Maria de Figueiredo; FERREIRA, Lúcia Gracia (orgs.). Temas e cenas do ensino como trabalho: uma moldura dialógica. Bahia: Editora da UESB, 2021. No prelo.

SAMPAIO, M. C. H. A Ergologia e os Estudos da Linguagem e das Práticas Linguageiras em Situações de Trabalho. Arte Comunicação, Ano 9, n. 8, UFPE, 2003.

SAMPAIO, M. C. H.; BARRETO, K. M.; PORTO, L. M. F.; ALVES, S. M.; ARAÚJO, K. D. de S.; LIRA, J. L. de B. Breve historiografia do grupo de pesquisa Atelier e a criação de coletivos para estudos de trabalho no Brasil. In: DAHER, C.; MENDES, S.; MOTTA, A. R.; ROCHA, D.; SANT’ANNA, V.L. Memória dos Estudos Discursivos sobre as Relações Linguagem-Trabalho: Homenagem a Maria Cecilia Pérez de Souza-e-Silva. Campinas: Mercado de Letras, 2020, p. 37-46.

SCHWARTZ, Y. Os ingredientes da competência: um exercício necessário para uma questão insolúvel. Educação e Sociedade, vol. 19, n. 65, Campinas, 1998.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

VIEIRA, Marcos Antônio. Autoconfrontação e análise da atividade. In: FIGUEIREDO, Marcelo et al. (Orgs.) Labirintos do trabalho: Interrogações e olhares sobre o trabalho vivo. DP&A editora, 2004, p. 214-236.

VOLOCHÍNOV, V. N. Discurso na Vida e Discurso na Arte (sobre a poética sociológica). Revista Zvezda, nº 6. Tradução de Carlos Alberto Faraco e Cristóvão Tezza, para fins didáticos, 1926.

Downloads

Publicado

2021-07-31

Como Citar

Gouveia, K. A. A., & Porto, L. M. de F. (2021). SOB A ÓTICA DA ERGOLINGUÍSTICA: UM ESTUDO SOBRE O TRABALHO DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO NO PIBID . fólio - Revista De Letras, 13(1). https://doi.org/10.22481/folio.v13i1.8255