AS NORMAS DE TRABALHO DO IFRN NA AVALIAÇÃO DOS GESTORES EDUCACIONAIS: UMA ANÁLISE DIALÓGICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v13i1.8352

Palavras-chave:

Discurso Ergologia Gestão Normas de trabalho

Resumo

O presente estudo tem, como objetivo, observar, através dos acentos apreciativos expressos nos discursos dos gestores do IFRN, como eles avaliam as normas de trabalho presentes no contexto educacional do IFRN. O corpus do estudo é composto pelos discursos produzidos por dez (10) gestores do IFRN, os quais foram obtidos através de uma entrevista semiestruturada e uma seção de autoconfrontação simples. Os profissionais foram solicitados a descrever a importância e a relação das normas de trabalho com o seu fazer laboral. A pesquisa está fundamentada nos aportes teórico-metodológicos advindos da Teoria dialógica da linguagem e da Ergologia. Os discursos dos gestores educacionais são analisados na perspectiva da Análise Dialógica do Discurso (ADD).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geraldo Ferreira, Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN); Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais Cefet-MG)

Doutor em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Técnico em Assuntos Educacionais no Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG). Líder do Grupo de Pesquisa LINFORPRO/IFRN/CNPq.

 

Maria Cristina Hennes Sampaio, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutora em Lingüística pela Universidade de São Paulo (Usp). Professora associada 3 da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Filósofa da Linguagem, Analista do discurso, Pesquisadora e Consultora Linguística e Educacional do Grupo de Pesquisa UFPE/CNPq Linguagem, sociedade, saúde e trabalho.

 

Referências

BAKHTIN, Mikhail; (VOLOSHINOV, V. N.) Marxismo e Filosofia da Linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. 8ª ed. São Paulo: Hucitec, 1997.

BAKHTIN, Mikhail. Para uma filosofia do ato. Trad. da ed. Americana Toward a Philosophy of the Act. Austin: University of Texas Press, por Carlos Alberto Faraco e Cristovão Tezza, 1993.

______. Estética da criação verbal. Trad. Maria Ermantina Galvão G. Pereira. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

_____. Problemas da poética de Dostoiévski. 3ªed. Trad. Paulo Bezerra. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 2005.

______.Questões de literatura e de estética. A teoria do romance.6. ed. São Paulo, Hucitec, 2010.

CLOT, Yves, FAÏTA Daniel. Genre et style en analyse du travail. In: Travailler, n.4, Paris: Martin Media, 2000, p. 7-42.

FAÏTA, Daniel. Análise das práticas linguageiras e situações de trabalho: uma renovação metodológica imposta pelo objeto. In: SOUZA-E-SILVA, Maria Cecilia Perez de; F, Daniel. (Org.). Linguagem e trabalho: construção de objetos de análise no Brasil e na França. São Paulo: Cortez, 2002.

FERREIRA, Geraldo Generoso. O trabalho docente representado em textos prescritivos: uma análise dos Conteúdos Básicos Comuns de língua estrangeira do estado de Minas Gerais. 2011. Dissertação de Mestrado. Unitau, Taubaté, SP, 2011.

FERREIRA, Geraldo Generoso. O discurso docente sobre as normas de trabalho e o processo de renormalização no IFRN: uma análise discursiva.2020.Tese de doutorado. UFPE, Pernambuco, 2020.

LACOSTE, Michèle. Paroles, activité, situation. In: BOUTET, Josiane. Paroles au travail. Paris: L’Harmattan, 1995.

NOUROUDINE, Abdallah. A linguagem: dispositivo revelador da complexidade do trabalho. In: SOUZA-E-SILVA, Maria Cecilia Perez; FAÏTA, Daniel. (orgs.). Linguagem e trabalho: construção de objetos de análise no Brasil e na França. São Paulo: Cortez, 2002.

ROCHA, Décio; DAHER, Maria. Del Carmen; SANT’ANNA, Vera. Lopes. Produtividade das investigações dos discursos sobre o trabalho. In: SOUZA-E-SILVA, Maria Cecília Perez; FAÏTA, Daniel. (orgs.). Linguagem e trabalho: construção de objetos de análise no Brasil e na França. São Paulo, Cortez, 2002. p. 77-91.

SOUSA-E-SILVA, Maria Cecília Perez. de; FAÏTA, Daniel. (orgs.). Linguagem e Trabalho: construção de objetos de análise no Brasil e na França. São Paulo: Editora Cortez, 2002.

TELLES, Ana. Luiza, & ALVAREZ, Denise. Interfaces ergonomia-ergologia: uma discussão sobre trabalho prescrito e normas antecedentes. In. FIGUEIREDO, Marcelo et al (Orgs.), Labirintos do trabalho: interrogações e olhares sobre o trabalho vivo. Rio de Janeiro, RJ: DP&A, 2004.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

Downloads

Publicado

2021-07-31

Como Citar

Ferreira, G., & Sampaio, M. C. H. (2021). AS NORMAS DE TRABALHO DO IFRN NA AVALIAÇÃO DOS GESTORES EDUCACIONAIS: UMA ANÁLISE DIALÓGICA. fólio - Revista De Letras, 13(1). https://doi.org/10.22481/folio.v13i1.8352

Edição

Seção

VERTENTES & INTERFACES II: Estudos Linguísticos e Aplicados