O USO DOS MARCADORES PROSÓDICOS LEXICAIS DE ALTURA - "BERROU" E "SUSSUROU" - POR ALUNOS DO 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ESCOLA PÚBLICA DE VITÓRIA DA CONQUISTA – BA.
DOI:
https://doi.org/10.22481/folio.v13i1.8359Palavras-chave:
Fonética, Leitura., Produção., Prosódia.Resumo
A fluência de leitura é uma característica importante para que o leitor crítico recupere as variações prosódicas presentes no texto. Assim, nosso trabalho busca verificar e avaliar o comportamento prosódico dos alunos de 5° ano do Ensino Fundamental de escola pública de Vitória da Conquista – Bahia quando os MPLs vêm antes e/ou depois da frase - alvo. Nossa hipótese é a de que alunos 5° anos ainda não são capazes de produzir os marcadores lexicais de altura, a saber: berrou e sussurrou, que estão sob escopo de diferentes frases em diferentes posições. Realizou-se um estudo com as produções orais do texto – adaptado - de João e Maria pelos alunos. Foi selecionada uma escola pública de bairro periférico, com o intuito de analisar em que medida os informantes são capazes de produzir os MPLs que estão sob escopo de diferentes frases e em diferentes posições. O material coletado foi selecionado e analisado de acordo com o grau de escolaridade dos alunos e, em seguida, foram feitas as análises acústicas e estatísticas. Foi verificado se os participantes da pesquisa não conseguem implementar a variação quando os MPLs estão antepostos e, também, quando os MPLs estão pospostos. Os resultados são discutidos considerando-se o papel da prosódia da leitura e da fluência de leitura. Embora nossas análises fortaleçam e confirmem a nossa hipótese, elas acenam para o fato de que os sujeitos avaliados ainda não conseguem implementar as variações prosódicas dos MPLs.
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