FORMAÇÃO DE PROFESSORES SOB A PERSPECTIVA DA ANÁLISE DO TRABALHO: DIFICULDADES, CONFLITOS E POSSIBILIDADES DO MÉTIER

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v13i1.8366

Palavras-chave:

Análise do trabalho; Formação docente; Verbalizacões

Resumo

Neste artigo, apresentamos as análises de um tipo de verbalização sobre o trabalho que chamamos de diálogo dirigido sobre a atividade, ou seja, uma discussão organizada em torno da escrita e leitura do plano de aula e relato da aula dada, bem como as reflexões que se abrem para solucioná-los durante a discussão com os pares. Essa atividade foi desenvolvida em um curso de extensão para formação de professores de línguas sob a perspectiva da análise do trabalho. Apoiamo-nos em um quadro teórico interdisciplinar que sustenta nossas análises e orienta a concepção do dispositivo de formação, baseado em uma postura epistemológica interacionista social. A análise dos excertos permite-nos observar que o dispositivo de formação possibilitou aos participantes observar questões sobre o seu trabalho que antes não apareciam de forma clara.

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Biografia do Autor

Flavia Fazion, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutora em Estudos Linguísticos, Literários e Trad. Francês pela Universidade de São Paulo (Usp). Professora colaboradora na Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Eliane Gouvêa Lousada, Universidade de São Paulo (Usp)

Doutora em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Puc-SP). Professora do Departamento de Letras Modernas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), na Universidade de São Paulo (Usp). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.

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Publicado

2021-07-31

Como Citar

Fazion, F., & Lousada, E. G. (2021). FORMAÇÃO DE PROFESSORES SOB A PERSPECTIVA DA ANÁLISE DO TRABALHO: DIFICULDADES, CONFLITOS E POSSIBILIDADES DO MÉTIER. fólio - Revista De Letras, 13(1). https://doi.org/10.22481/folio.v13i1.8366

Edição

Seção

VERTENTES & INTERFACES II: Estudos Linguísticos e Aplicados