REALIZAÇÕES DOS FONEMAS /d/ E /t/ NOS MUNICÍPIOS DE ARARI E PINHEIRO: UMA ABORDAGEM GEOLINGUÍSTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v13i1.8582

Palavras-chave:

Fonemas; Geolinguística; Não palatalização.

Resumo

Este trabalho objetivou-se investigar as realizações dos fonemas /d/ e /t/ diante de [i, I] nos municípios maranhenses de Arari e Pinheiro, visando a ratificar a não palatalização que, historicamente, particulariza o português falado nesses municípios. A pesquisa baseou-se em Aguilera; Altino, 2012, Aragão, 2018, Cagliari, 1974, Cardoso, 2010, Silva, 2002. Realizaram-se pesquisas de campo para a coleta dos dados, transcrição fonética e grafemática, elaboração de cartas linguísticas, análise dos dados. A análise apontou que a não palatalização, nessas localidades, já não é tão recorrente como dita historicamente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Georgiana Márcia Oliveira Santos, Universidade Federal do Maranhão (Ufma)

Professora do Departamento de Letras da Universidade Federal do Maranhão (Ufma). Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLetras) da Ufma. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Línguas, Memórias, Identidades e Culturas (GELMIC). Pesquisadora permanente do Projeto Atlas Linguístico do Maranhão (ALiMA).

 

Francimone da Graça Barros Dutra, niversidade Federal do Maranhão (Ufma)

Mestranda em Letras pela Universidade Federal do Maranhão (Ufma). Professora da rede estadual de educação do Maranhão. Pesquisadora associada do Grupo de Estudos e Pesquisas em Línguas, Memórias, Identidades e Culturas (GELMIC).

Referências

AGUILERA, Vanderci de Andrade; ALTINO, Fabiane Cristina. Para um Atlas Pluridimensional: pesquisas e pesquisadores. Alfa: São Paulo, 2012.

ARAGÃO, Maria do Socorro Silva de. A despalatização e consequente iotização no falar de fortaleza. PROFALA: UFC, 2018.

BAGNO, M. Preconceito lingüístico: o que é, como se faz. São Paulo: Loyola, 1999.

BERGO, Vitorio. Pequeno dicionário brasileiro de gramática portuguesa. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1986.

BIBLIOTECA ONLINE-IBGE/AS. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/. Acesso em: 27 de julho de 2020.

CAGLIARI, Luís Carlos. A palatização em português: uma investigação palatográfica. Dissertação de mestrado. São Paulo, Campinas: UNICAMP, 1974.

CARDOSO, Manoel Frazão. O Maranhão por dentro. São Luís: LITHOGRAF, 2001.

CARDOSO, Suzana Alice. O Atlas lingüístico do Brasil: uma questão política. Seminário Nacional Caminhos e Perspectivas para a Geolinguística no Brasil. Salvador. Atas... Salvador: Serviço de Reprografia da Pró-Reitoria de Planejamento da UFBA, 1997.

CARDOSO, Suzana Alice. Geolinguística: tradição e modernidade. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.

CARDOSO, Suzana Alice. “Dialetologia”. In: Mollica; M. C.; Ferrarezi JR., C. (Orgs.). Sociolinguística, sociolinguísticas: uma introdução. São Paulo: Contexto, 2016.

COSERIU, E. A geografia lingüística. In: COSERIU, E. El hombre y su lenguaje. Tradução de Carlos A. da Fonseca; Mário Ferreira. Rio de Janeiro: Presença, 1987.

COSTA, Geisa Borges de. Da música regional como fonte de pesquisa dialectológica: o português rural na música de Elomar. Revista de divulgação científica em Língua Portuguesa: Letras Magna, 2012.

SILVA, Thais Cristófaro. Fonética e Fonologia do Português: roteiro de estudos e guia de exercícios. São Paulo: Contexto, 2002.

DUBOIS, Jean et al. Dicionário de lingüística. São Paulo: Cultrix, 1978.

ILARI, R.; BASSO, R. O português da gente: a língua que estudamos, a língua que falamos. 1.ed. São Paulo: Contexto, 2007.

LOPES, E. Fundamentos da Linguística Contemporânea. 20. ed. São Paulo: Cultrix, 2001.

MOTA, J. A.; CARDOSO, S. A. M. Sobre a Dialetologia no Brasil. In.: MOTA, J.

A.; CARDOSO, S. A. M. Documentos 2: Projeto Atlas Linguístico do Brasil.

Salvador: Quarteto, 2006, p. 15-34.

OLIVEIRA E SILVA, G. M. Variáveis sociais e perfil do corpus censo. In: OLIVEIRA E SILVA, Scherre; PEREIRA, Maria Marta (Orgs.). Padrões sociolinguísticos. 2.ed. UFRJ, 1998.

PREFEITURA DE ARARI. Aspectos gerais do município de Arari. 2017. Disponível em: <https://www.arari.ma.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=74>. Acesso em: 08 de agosto de 2020.

RAMOS, C. M. A. (Coord.). Projeto Atlas Linguístico do Maranhão. São Luís: Universidade Federal do Maranhão. (Departamento de Letras). 82p. 2005.

ROMANO, V. P. Balanço crítico da Geolinguística brasileira e a proposição de uma divisão. Entretextos: Londrina, 2013.

TARALLO, F. A pesquisa sociolinguística. São Paulo: Ática, 2002.

Downloads

Publicado

2021-07-31

Como Citar

Santos, G. M. O., & Dutra, F. da G. B. (2021). REALIZAÇÕES DOS FONEMAS /d/ E /t/ NOS MUNICÍPIOS DE ARARI E PINHEIRO: UMA ABORDAGEM GEOLINGUÍSTICA. fólio - Revista De Letras, 13(1). https://doi.org/10.22481/folio.v13i1.8582