TRABALHO DOCENTE NA PANDEMIA: DISCURSOS DE PROFESSORES SOBRE O OFÍCIO
DOI:
https://doi.org/10.22481/folio.v13i1.9070Palavras-chave:
Docência, Formação Profissional, Ensino Remoto, Linguagem, Pandemia COVID-19Resumo
Este trabalho objetivou compreender, na perspectiva do discurso de professores que atuam no ensino superior, o trabalho docente desenvolvido durante a pandemia da COVID-19, identificando aspectos que caracterizam a natureza do trabalho. De um modo mais específico, problematizar o agravamento da precarização do trabalho dos profissionais da educação, frente às demandas provocadas pela crise sanitária da pandemia do coronavírus. Esse estudo de natureza qualitativa, exploratória foi desenvolvido com 15 professores que atuam no Ensino Superior, tendo como base a perspectiva bakhtiniana de língua como discurso (BAKHTIN, 2010). Os dados foram referenciados a partir de duas categorias: 1) a aula como trabalho; 2) precarização do trabalho docente. Foi constatado que o trabalho docente se mostrou/mostra complexo, às vezes, conflituoso; envolve escolhas; exige organização e planejamento; enfrentamento das limitações das capacidades físicas e mentais do professor; é agir sobre o contexto; o ensino remoto é limitador da interação, necessária para concretização de um trabalho que se dá a partir da comunicação entre os sujeitos participantes desse processo, portanto, através da/com a linguagem. Em suma, o estudo possibilitou a construção de conhecimento sobre o trabalho do professor, afirmando que este é um trabalho sobre o humano, com o humano e é uma atividade; é uma atividade que se concretiza pela linguagem.
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