TRABALHO DOCENTE NA PANDEMIA: DISCURSOS DE PROFESSORES SOBRE O OFÍCIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v13i1.9070

Palavras-chave:

Docência, Formação Profissional, Ensino Remoto, Linguagem, Pandemia COVID-19

Resumo

Este trabalho objetivou compreender, na perspectiva do discurso de professores que atuam no ensino superior, o trabalho docente desenvolvido durante a pandemia da COVID-19, identificando aspectos que caracterizam a natureza do trabalho. De um modo mais específico, problematizar o agravamento da precarização do trabalho dos profissionais da educação, frente às demandas provocadas pela crise sanitária da pandemia do coronavírus. Esse estudo de natureza qualitativa, exploratória foi desenvolvido com 15 professores que atuam no Ensino Superior, tendo como base a perspectiva bakhtiniana de língua como discurso (BAKHTIN, 2010). Os dados foram referenciados a partir de duas categorias: 1) a aula como trabalho; 2) precarização do trabalho docente. Foi constatado que o trabalho docente se mostrou/mostra complexo, às vezes, conflituoso; envolve escolhas; exige organização e planejamento; enfrentamento das limitações das capacidades físicas e mentais do professor; é agir sobre o contexto; o ensino remoto é limitador da interação, necessária para concretização de um trabalho que se dá a partir da comunicação entre os sujeitos participantes desse processo, portanto, através da/com a linguagem. Em suma, o estudo possibilitou a construção de conhecimento sobre o trabalho do professor, afirmando que este é um trabalho sobre o humano, com o humano e é uma atividade; é uma atividade que se concretiza pela linguagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lúcia Gracia Ferreira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Pós-doutorado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-Itapetinga (UESB). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFBA e da UESB; Grupo de Pesquisa e Estudos Pedagógicos/UESB e Docência, Currículo e Formação/UFRB.

Roselane Duarte Ferraz, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Recife (UFPE). Professora Adjunta da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Grupo de Pesquisa e Estudos Pedagógicos/UESB. 

Rita de Cássia Souza Nascimento Ferraz, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-Itapetinga (UESB). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Grupo de Pesquisa em Estudos Pedagógicos/UESB.

Referências

AMIGUES, R. Trabalho do professor e trabalho de ensino. In: MACHADO, A. R. (org.). O ensino como trabalho: uma abordagem discursiva. Londrina-PR: Eduel, 2004. p. 35-53.

BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. In: ______. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003. p. 261-306.

BAKHTIN, M. (1920-1924). Para uma filosofia do ato responsável. Tradução de Valdemir Miotello; Carlos Alberto Faraco. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010.

BARRETO, A. C. F.; SANTOS, J. de O. S.; MACHADO, M. S. O trabalho docente em tempos de COVID-19: das políticas às práticas. In: COLARES, G. S.; ANDRADE, W. M.; COSTA, G. P. Entre a academia e a escola: reflexões sobre políticas, teorias e práticas educacionais. Curitiba, PR: CRV, 2021, p. 127-137.

BOIM, T. A nova morfologia do trabalho (im)produtivo na era digital e a invenção do professor não-professor: infoprecarização e atividade magisterial no Ensino Superior a distância. In: AFFONSO, C. et al. (Org.). Trabalho docente sob fogo cruzado. Volume II. 1. ed. Rio de Janeiro: UERJ, LPP, 2021. p. 388-414.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP5, de 28 de abril de 2020. Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Brasília: DF, 2020. D.O.U. de 01/06/2020, Seção 1, Pág. 32.Disponível em: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/despacho-de-29-de-maio-de-2020-259412931. Acesso em: 31 de maio de 2020. 2020b.

_________. Ministério da Saúde. COVID-19 NO BRASIL. 2021. Disponível em: https://covid.saude.gov.br/. Acesso em: 4 jul. 2021.

BRONCKART, J. P. Atividade de linguagem, discurso e desenvolvimento humano. Trad. Anna Rachel Machado et al. Campinas: Mercado das Letras, 2006.

CLOT, Y. Le travail, activité dirigée: contribuition à une analyse psychologique de l’action. Document the synthèse pour l’Habbilitation à diriger des recherches. Paris: Université de Paris VIII, 1997.

CORRÊA, M. C. Linguagem, interação e trabalho docente. Signo. Santa Cruz do Sul, v. 41, n. nesp, p. 03-19, jan./jun. 2016.

COSTA, G. D. G. Para uma arquitetura de aula: desvelando o discurso didático. 2019. Dissertação (Mestrado em Letras: Cultura, Educação e Linguagens) – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista, 2019.

CRUZ, L. M.; COELHO, L. A.; FERREIRA, L. G. Docência em tempos de pandemia: saberes e ensino remoto. Debates em Educação. Vol. 13, Nº. 31, jan./abr. 2021. p. 992-1016.

ENGUITA, M. F A ambigüidade da docência: entre o profissionalismo e a proletarização. Revista Teoria da educação, n. 4, Porto Alegre: Pannonica, 1991. p. 41-61.

FAÏTA, D. Análise das práticas linguageiras e situações de trabalho: uma renovação metodológica imposta pelo objeto. In: SOUZA-E-SILVA, M. C.; FAÏTA, D. (org.). Linguagem e trabalho: construção de objetos de análise no Brasil e na França. Trad. Ines Polegatto e Décio Rocha. São Paulo: Cortez, 2002.

______. Gêneros de discurso, gêneros de atividades, análise da atividade do professor. In: MACHADO, A. R. (org.). O ensino como trabalho: uma abordagem discursiva. Londrina: Eduel, 2004. p. 55-80.

______. Análise dialógica da atividade profissional. Rio de Janeiro: Imprinta Express, 2005.

FERRAZ, R. D; FERREIRA, L. G. Estágio supervisionado no contexto do ensino remoto emergencial: entre a expectativa e a ressignificação. Revista de Estudos em Educação e Diversidade. v. 2, n. 4, 2021. p. 1-28.

FERRAZ, R. de C. S. N.; FERREIRA, L. G.; FERRAZ, R. D. Educação em tempos de pandemia: consequências do enfrentamento e (re)aprendizagem do ato de ensinar. Revista Cocar. Edição Especial N.09/2021 p.1-19.

FERREIRA, L. G.; FERREIRA, L. G.; ZEN, G. C. Alfabetização em tempos de pandemia: perspectivas para o ensino da língua materna. Fólio - Revista De Letras, v. 12, n. 2. 2020. P. 283-299.

FILLIETTAZ, L. As contribuições de uma abordagem praxeológica do discurso para a análise do trabalho do professor. In: MACHADO, A. R. (Org.). O ensino como trabalho: uma abordagem discursiva. Londrina: Eduel, 2004, p. 199-235.

FRENTE CONTRA O ENSINO REMOTO/EAD NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Implementação do “ensino remoto” nas redes públicas de educação básica na pandemia. In: AFFONSO, C. et al. (Org.). Trabalho docente sob fogo cruzado. Volume II. 1. ed. Rio de Janeiro: UERJ, LPP, 2021. p. 118-134.

GOIS, J. C. S. Os fundamentos do trabalho em Marx: considerações acerca do trabalho produtivo e do trabalho improdutivo. Seminário Nacional de Serviço Social, Trabalho e Política Social. 2015. Florianópolis-SC. Anais [...]. Florianópolis-SC. Universidade Federal de Santa Catarina, 2015. p. 1-8.

KUENZER, A. Z. A precarização do trabalho docente: o ajuste normativo encerrando o ciclo. In: AFFONSO, C. et al. (Org.). Trabalho docente sob fogo cruzado. Volume II. 1. ed. Rio de Janeiro: UERJ, LPP, 2021. p. 235-250.

LACOSTE, M. Fala, atividade, situação. In: DUARTE, F.; FEITOSA, V. (orgs.). Linguagem e Trabalho. Rio de Janeiro: Lucerna. 1998. p. 15-36.

LEITE, M. L. dos S.; TORRES, G. G. S.; CUNHA, R. D. T. da. Entre sonhos e crises: esquadrinhando os impactos acadêmicos da pandemia por COVID-19 na vida de pós-graduandas(os) brasileiras(os). Revista de Estudos em Educação e Diversidade. v. 1, n. 2, 2020. p. 7-30.

LOUSADA, E. Os pequenos grandes impedimentos da ação do professor: entre tentativas e decepções. In: MACHADO, A. R. (org.). O ensino como trabalho. Londrina: Eduel, 2004. p. 271-296.

MACHADO, A. R.; MAGALHÃES, M. C. C. A assessoria a professores na universidade brasileira: a emergência de uma situação de trabalho a ser desvelada. In: SOUZA-E-SILVA, M. C.; FAÏTA, D. (org.). Linguagem e trabalho: construção de objetos de análise no Brasil e na França. São Paulo: Cortez, 2002. p. 139-156.

MACHADO, A. R. (org.). O ensino como trabalho: uma abordagem discursiva. Londrina: Eduel, 2004.

MACHADO, A. R Trabalho prescrito, planificado e realizado na formação de professores: primeiro olhar. In: ABREU-TARDELLI, L. S.; CRISTOVÃO, V. L. (org.). Linguagem e educação: o trabalho do professor em uma nova perspectiva. Campinas: Mercado das Letras, 2009. p. 79-99.

MACHADO, A. R.; BRONCKART, J. P. (Re-) configurações do trabalho do professor construídas nos e pelos textos: a perspectiva metodológica do grupo ALTER-LAEL. In: ABREU-TARDELLI, L. S.; CRISTOVÃO, V. L. (org.). Linguagem e educação: o trabalho do professor em uma nova perspectiva. Campinas: Mercado das Letras, 2009. p. 31-77.

MENEZES, K. M. G.; MARTILIS, L. F. de S.; MENDES, V. P. S. Os impactos do ensino remoto para a saúde mental do trabalhador docente em tempos de pandemia. Revista Universidade e Sociedade. Brasília, n 67, p. 50-61, jan. 2021.

MOREIRA, J. A. M.; HENRIQUES, S.; BARROS, D. M. V. Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia. Dialogia, São Paulo, n. 34, p. 351-364, jan./abr. 2020.

NOVOA, A. O passado e o presente dos professores. In: NOVOA, A. (Org.). Profissão professor. Porto: Porto Editora, 1992. p. 13-34.

NOUROUDINE, A. A linguagem: dispositivo revelador da complexidade do trabalho. In: SOUZA-E-SILVA, M. C.; FAÏTA, D. (org.). Linguagem e trabalho: construção de objetos de análise no Brasil e na França. São Paulo: Cortez, 2002. p. 17-30.

OLIVEIRA, D. A.; PEREIRA JUNIOR, E. A. Trabalho Docente em Tempos de Pandemia: mais um retrato da desigualdade educacional brasileira. Revista

Retratos da Escola, Brasília, v. 14, n. 30, p. 719-735, set./dez. 2020.

PICCININI, C. L.; CORRÊA, L. K. de M.; MOREIRA, V. de M. V. A reprodução da força de trabalho e a crise de acumulação: pensando sob a perspectiva docente. In: AFFONSO, C. et al. (Org.). Trabalho docente sob fogo cruzado. Volume II. 1. ed. Rio de Janeiro: UERJ, LPP, 2021. p. 365-387.

SAUJAT, F. O trabalho do professor nas pesquisas em educação: um panorama. In: MACHADO, A. R. (Org.). O ensino como trabalho: uma abordagem discursiva. Londrina: Eduel, 2004, p. 3-34.

SCHWARTZ, I. Trabalho e uso de si. Pro-Posições, v. 1, n. 5, p. 34-50, jul. 2000. Tradução de Maria Lúcia da Rocha Leão, revisão técnica de Maria Inês Rosa.

______. Trabalho e gestão: níveis, critérios, instâncias. In: FIGUEIREDO, M.; ATHAYDE, M; BRITO, J.; ALVAREZ, D. (org.). Labirintos do trabalho: interrogações e olhares sobre o trabalho vivo. Rio de Janeiro: DP&A, 2004. p. 23-33.

______. Conceituando o trabalho, o visível e o invisível. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 9, supl.1, p. 19-45, 2011.

______. Trabalho e saber. In: ALVES, W. F.; MACHADO, M. M. (org.). Trabalho e saber: questões e proposições na interface entre formação e trabalho. Campinas: Mercado das Letras, 2016. p. 177-195.

SILVA, A. M. da. O precariado professoral em tempos de pandemia da Covid-19: a perda dos postos de trabalho e a eliminação de direitos. In: AFFONSO, C. et al. (Org.). Trabalho docente sob fogo cruzado. Volume II. 1. ed. Rio de Janeiro: UERJ, LPP, 2021. p. 84-103.

SOUZA, E. M. F. Indagações acerca do enunciado concreto em Mikhail Bakhtin e o gênero do discurso aula. In: SANTOS, E. (org.). Transdiscursividades. Linguagem, teorias e método. Salvador: Edufba, 2012. p. 65-87.

SOUZA, E. M. F.; FERREIRA, L. G. A matrícula como direito do estudante na pandemia da COVID-19. Revista Práxis Educacional. Vitória da Conquista, v. 17, n. 44, p. 1-21, jan./mar, 2021.

SOUZA, E. M. F.; FERREIRA, L. G. Ensino remoto emergencial e o estágio supervisionado nos cursos de licenciatura no cenário da Pandemia COVID 19. Revista Tempos e Espaços em Educação. v. 13, n. 32, p. 1-19. 2020.

SOUZA-E-SILVA, M. C. P. O ensino como trabalho – o professor como trabalhador. Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, n.44, p. 339-351, jan./jun. 2003.

______. O ensino como trabalho. In: MACHADO, A. R. (org.). O ensino como trabalho. Londrina: Eduel, 2004. p. 81-104.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.

TARDIF, M.; LESSARD, C. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Tradução de João Batista Kreuch. 6 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

TELES, N.; GOMES, T.; VALENTIM, F. Universidade multicampi em tempos de pandemia e os desafios do ensino remoto. Revista de Estudos em Educação e Diversidade. v. 2, n. 4, 2021. p. 1-24.

Downloads

Publicado

2021-07-31

Como Citar

Ferreira, L. G., Ferraz, R. D., & Ferraz, R. de C. S. N. (2021). TRABALHO DOCENTE NA PANDEMIA: DISCURSOS DE PROFESSORES SOBRE O OFÍCIO. fólio - Revista De Letras, 13(1). https://doi.org/10.22481/folio.v13i1.9070

Edição

Seção

VERTENTES & INTERFACES II: Estudos Linguísticos e Aplicados