ENSINO REMOTO E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA PERSPECTIVA DOCENTE NOS ESPAÇOS URBANO E RURAL
DOI:
https://doi.org/10.22481/folio.v13i2.9277Palavras-chave:
Docentes; Ensino remoto; Linguagens; Tecnologias digitaisResumo
Este texto analisa o processo de ensino em contextos distintos rural e urbano e compreende como os docentes destes ambientes utilizam, no ensino remoto emergencial, as interfaces digitais e os letramentos. Trata-se de um estudo baseado no método qualitativo, com análise de dados gerados por meio de questionários online norteados em Lemos e Barton e Lee, autores que oferecem uma interessante base teórica para os estudos de linguagens e tecnologias. A pesquisa busca corroborar as percepções dos intérpretes sociais no processo do ensino remoto.
Downloads
Referências
ALENCAR, Maria Cristina Macedo. Breve panorama dos estudos de letramento(s) no Brasil - dos alfabetismos aos multiletramentos. Doi: 10.5212/Uniletras.v.37 e 1.0009. Disponível em: ttps://www.academia.edu/29072904/Breve_panorama_dos_estudos_de_letramento_s_no_brasil_dos_alfabetismos_aos_multiletramentos_Brief_overview_of_literacy_studies_in_brazil_-_from_literacy_to_multiliteracy_studies. Acesso em: 10 de jul. de 2021.
BARTON, David. LEE, Carmen. Linguagem online: textos e práticas digitais. Tradução Milton Camargo Mota. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Ensino Fundamental. Ministério da Educação. Governo Federal. MEC, Brasília. 2017.
BRASIL. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376. Acesso em: 07 jul. 2021.
BRASIL. Portaria Nº 544, de 16 de junho de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais, enquanto durar a situação de pandemia do novo Coronavírus - Covid-19, e revoga as Portarias MEC no 343, de 17 de março de 2020, no 345, de 19 de março de 2020, e no 473, de 12 de maio de 2020. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-544-de-16-de-junho-de-2020-261924872. Acesso em: 07 de jul. de 2021.
BRASIL. Medida Provisória nº 934, de 1 de abril de 2020. Estabelece normas excepcionais sobre o ano letivo da educação básica e do ensino superior decorrentes das medidas para enfrentamento da situação de emergência de saúde pública de que trata a Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/medida-provisoria-n-934-de-1-de-abril-de-2020-250710591. Acesso em: 07 de jul. 2021.
CASTELLS, Manuel; CARDOSO, Gustavo (org.). A Sociedade em Rede: do conhecimento à ação política. Belém: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2005. Disponível em: https://egov.ufsc.br/portal/conteudo/sociedade-em-rede-do-conhecimento-%C3%A0-ac%C3%A7%C3%A3o-pol%C3%ADtica. Acesso em: 22 de jun. 2021.
CASTELLS, Manuel. O digital é o novo normal. Disponível em: https://www.fronteiras.com/artigos/o-digital-e-o-novo-normal#:~:text=N%C3%A3o%20haver%C3%A1%20volta.,comunica%C3%A7%C3%A3o%20em%20 todas%20as%20 circunst%C3%A2 Ncias. Acesso: 08 de jul. 2021.
COELHO, Teixeira. Com o cérebro na mão: no século que gosta de si mesmo. São Paulo: Itaú Cultural: Iluminuras, 2015.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes Necessários às práticas educativas. Rio de Janeiro. Paz e Terra. 2015.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008. disponível em: https://ayanrafael.files.wordpress.com/2011/08/gil-a-c-mc3a9todos-e-tc3a9cnicas-de-pesquisa-social.pdf. Acesso em: 19 jul. 2021.
IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Brasileiro de 2019. Rio de Janeiro: IBGE, 2012.
KALANTZIS, M. COPE, B. Changing the role of schools. In: COPE, B.; KALANTZIS, M. (Eds.). Multiliteracies: Literacy learning and the design of social futures. London: Routledge, 2000. Cap. 6.
KLEIMAN, A. Letramento e suas implicações para o ensino de língua materna. Signo. Santa Cruz do Sul, v. 32 n 53, p. 1-25, dez, 2007.
KLEIMAN, B. Angela. Preciso ensinar Letramento? Não basta ensinar a ler e a escrever? Cefiel/ IEL/ Unicamp, 2005-2010.
LEMOS, André. O nascimento da cibercultura: A microinformática. In. Cibercultura: tecnologia e vida social na cultura contemporânea. - 5. Ed. – Porto Alegre: Sulina, 2010. p. 101-126.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. 3. ed. Tradução de Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 2010.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo. Editora 34, 1999. Disponível em: https://mundonativodigital.files.wordpress.com/2016/03/cibercultura-pierre-levy.pdf. Acesso em: 26 de jul. de 2021.
MOITA LOPES, Luiz Paulo da. Pesquisa Interpretativista em linguística aplicada: a linguagem como condição e solução. DELTA, VOL. 10, nº 2, 1994, p.329-338. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/45412. Acesso em 23 de jul. de 2021
MOLLICA, Maria Cecília de Magalhães. SILVA, Cynthia Aparecida Pereira Patusco Gomes. BATISTA, Hadinei Ribeiro. Sujeitos em ambientes virtuais. 1. ed. São Paulo: Parábola, 2015.
PRENSKY, Marc. Digital Natives, Digital Immigrants. On the horizont, v. 9, n. 5. 2001. disponível em: https://www.marcprensky.com/writing/Prensky%20-%20Digital%20Natives,%20Digital%20Immigrants%20-%20Part1.pdf. Acesso em: 19 jul. 2021.
ROJO, Roxane. Multiletramentos, multilinguagens, novas aprendizagens. [Entrevista concedida a] GRIM, UFC- Grupo de Pesquisa da Relação Infância, Adolescência e Mídia, Universidade Federal do Ceará. Página 1 – 5 de 15 de out. de 2013. Disponível em: https://url.gratis/qCUdJM. Acesso em 5 de jul. de 2021.
ROJO, Roxane. Pedagogia dos Multiletramentos: Diversidade cultural e de linguagens na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012. 264p.
SEDUC. Secretaria de Educação de Estado de Mato Grosso. Professores da rede estadual terão notebook e internet paga por três anos. Notícias, de 23 de março de 2021. Disponível em: http://www3.seduc.mt.gov.br/-/16743002-professores-da-rede-estadual-terao-notebook-e-internet-paga-por-tres-anos. Acesso em: 10 de jul.de 2021.
SCHMITTM, Adriana R. V.; MARCOM, J. L. Rizzi. Letramento Digital em Tempos de Pandemia. In: SENPE - Seminário Nacional de Pesquisa em Educação, n.1, Edição v. 3, 2020, Chapecó-SC. ANAIS III SENPE. SC. 2020.Disponível em: https://portaleventos.uffs.edu.br/index.php/SENPE/article/view/14893. Acesso em: 23 de jul. de 2021.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros / Magda Soares. - 3. ed. -
Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.
TAPIA, Alonso Jesus. A motivação em sala de aula: o que é, e como se faz. Tradução Sandra Garcia. 11 ed. São Paulo: Loyola, 2015. Disponível em: http://docplayer.com.br/30160563-A-motivacao-em-sala-de-aula.html. Acesso em: 26 jul. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 fólio - Revista de Letras
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.