A NOÇÃO DE CAPACIDADE ARGUMENTATIVA EM DIFERENTES PERSPECTIVAS DE ESTUDO DA ARGUMENTAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v13i2.9324

Palavras-chave:

Desenvolvimento de Capacidades. Ensino de argumentação. Distintas Tendências.

Resumo

Este artigo visa a discutir o conceito de capacidade, refletindo sobre as contribuições das distintas vertentes encontradas na literatura para que se possa balizar como esses trabalhos apresentam o conceito de argumentação e sua aplicação no ensino. Essa reflexão se mostra oportuna por permitir colocar em questão os fundamentos que devem amparar o desenvolvimento das capacidades dos estudantes na escola e contribuir, em pesquisas futuras, para a organização de conteúdos e metodologias de ensino-aprendizagem da argumentação. A metodologia bibliográfica permitiu mapear, cotejar e discutir conceitos que englobam as noções de habilidade, capacidade e competência dirigidas exclusivamente ao ato de argumentar, tais como distintamente encontrados em Kuhn (1991), Golder (1992), Dolz (1994; 1996), Camps e Dolz (1995), Felton e Kuhn (2001), Hample (2003), Kuhn e Udell (2003), Dolz e Schneuwly (2004) e Azevedo (2013; 2016; 2019). Os resultados permitiram observar que as principais lacunas encontradas quanto ao ensino de argumentação sob o olhar das capacidades podem ser minimizadas pela compreensão de sua dispersão em distintas perspectivas.

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Biografia do Autor

Sheyla Fabrícia Alves Lima, Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc)

Doutoranda em Letras pela Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).

Eduardo Lopes Piris, Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc)

Doutorado em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (Usp). Professor Titular nível A da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).

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Publicado

2022-03-19

Como Citar

Lima, S. F. A. ., & Piris, E. L. . (2022). A NOÇÃO DE CAPACIDADE ARGUMENTATIVA EM DIFERENTES PERSPECTIVAS DE ESTUDO DA ARGUMENTAÇÃO. fólio - Revista De Letras, 13(2). https://doi.org/10.22481/folio.v13i2.9324