A VALORAÇÃO EM ATIVIDADES DE LEITURA DO GÊNERO TIRINHA EM LIVRO DIDÁTICO DA EJA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v13i2.9368

Palavras-chave:

PALAVRAS-CHAVE:Dialogismo; Valoração; Livro didático; Eja

Resumo

RESUMO:Este trabalho, que faz parte de uma pesquisa de mestrado em andamento, tem como corpus de pesquisa atividades de leitura do Livro Didático de Língua Portuguesa “Caminhar e transformar” (FERREIRA, 2013), destinado ao público da Educação de Jovens e Adultos – EJA, anos finais do ensino fundamental. Para este trabalho foram selecionadas as atividades de leitura do gênero tirinha, presentes na unidade “Trabalho e transformação” do LD. A pesquisa configura-se como qualitativa de caráter documental. Para tanto, o estudo tem como fundamentação os conceitos dialógicos do Círculo de Bakhtin, principalmente no que diz respeito à valoração. Com a análise buscou-se compreender de que maneira as axiologias sociais integram as propostas de leitura do LD no gênero tira, assim como apresentar possíveis ampliações das perguntas de leitura, as quais visam favorecer um olhar mais crítico em relação à sociedade e permitir aos alunos da EJA emitir suas contrapalavras aos enunciados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávia Gumieiro Vieira, Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro)

Mestranda em Letras pela Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro).

Cristiane Malinoski Pianaro Angelo, Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro)

Doutora em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (Uem). Professora da Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro).

Referências

REFERÊNCIAS:

BAKHTIN, M. M. Estética da criação verbal. Tradução do russo por Paulo Bezerra. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003

BAKHTIN, M.; VOLOCHINOV, V. N. Marxismo e filosofia da linguagem. 12. ed. São Paulo: Hucitec, 2006 [1929].

BAKHTIN, M. Problemas da poética de Dostoiévski. Tradução Paulo Bezerra. 4. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.

BRAIT, B.eth. Olhar e ler: verbo-visualidade em perspectiva dialógica. Revista Bakhtiniana, vol. 8, n.2, 2013.

FERREIRA, P. R. de A. Caminhar e Transformar- língua portuguesa:língua portuguesa anos finais do ensino fundamental: Educação de Jovens e Adultos. 1. Ed.- São Paulo: FTD, 2013- (Coleção caminhar e transformar)

FIORIN, J. L. Introdução ao pensamento de Bakhtin. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2016.

FRANCO, N.; ACOSTA-PEREIRA, R.; COSTA-HÜBES, T. da C. Por uma análise dialógica do discurso. In: DANTIELLI, A. G.; SOARES, A. S. F. (Orgs.). De 1969 a 2019:um PERCURSO da/na análise do discurso. Campinas: Pontes Editores, 2019.

LUKIANCHUKI, C. Dialogismo: a linguagem verbal como exercício do social. Revista Sinergia. 2001.

MENEGASSI, R.; CAVALCANTI, R. S. M. Conceitos axiológicos do dialogismo em propaganda impressa. In: FUZA, A. F.; OHUSCHI, M. C. G.; MENEGASSI, R. J. (Orgs.). Interação e escrita no ensino de língua. Campinas: Pontes Editores, 2020.

PEREIRA, R.A.; RODRIGUES R. H. O conceito de valoração nos estudos do círculo de Bakhtin: a inter-relação entre ideologia e linguagem. Linguagem em (Dis)curso – LemD, Tubarão, SC, v. 14, n. 1, p. 177-194, jan./abr. 2014.

RAMOS, P. A leitura das histórias em quadrinhos. São Paulo: Contexto, 2009.

SOBRAL, A. Do dialogismo ao gênero:as bases do pensamento do Círculo de Bakhtin. Campinas - SP: Mercado das Letras, 2009.

SOBRAL, A. Ato/atividade e evento. In: BRAIT, B. (Org.). Bakhtin: conceitos-chave. 5.ed. São Paulo: Contexto, 2012. p. 11-36.

VOLOCHINOV, V.; BAKHTIN, M. Discurso na vida e discurso na arte: (sobre poética sociológica). Tradução de Carlos Alberto Faraco e Cristóvão Tezza [para fins didáticos]. 1976 [1926]. Versão da língua inglesa de I. R. Titunik a partir do original russo.

VOLOCHINOV, V. A construção da enunciação e outros ensaios. São Carlos: Pedro & João Editores, 2013.

VOLÓCHINOV, V.Marxismo e filosofia da linguagem: Problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução de: GRILLO, S.; AMÉRICO, E.V. São Paulo: Editora 34, 2017[1929/1930].

VOLOCHINOV, V. A palavra na vida e a palavra na poesia: para uma poética sociológica. In: GRILLO, S.; AMERICO, E. V. (Org.). A palavra na vida e a palavra na poesia: ensaios, artigos, resenhas e poemas. São Paulo: Editora 34, 2019[1926].

Downloads

Publicado

2022-03-19

Como Citar

Gumieiro Vieira, F., & Malinoski Pianaro Angelo, C. . (2022). A VALORAÇÃO EM ATIVIDADES DE LEITURA DO GÊNERO TIRINHA EM LIVRO DIDÁTICO DA EJA. fólio - Revista De Letras, 13(2). https://doi.org/10.22481/folio.v13i2.9368