NA AULA DE “INGREIS”
HISTÓRIA EM QUADRINHOS NO ENSINO DE LÍNGUA EM PERSPECTIVA DIALÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.22481/folio.v13i2.9377Palavras-chave:
Dialogismo; Ensino de Línguas; História em Quadrinhos.Resumo
Inserida no paradigma indisciplinar das pesquisas em Linguística Aplicada, neste trabalho, analisamos uma História em Quadrinhos (HQ) do personagem Chico Bento, intitulada Na aula de “ingreis”, com o propósito de discutir como a HQ constrói possibilidade para a construção de representação sobre a prática de ensinar língua, ser professor, ser estudante e, os possíveis desdobramentos desse tipo de material diante dos leitores. Os estudos dialógicos da linguagem à luz de Bakhtin e de seu Círculo são utilizados como principais aportes teóricos. O trabalho se configura como uma pesquisa de natureza descritivo-interpretativa que segue uma abordagem qualitativa. Na HQ, temos a representação de um ensino de língua escolástico; uma professora reprodutora e aplicadora de conteúdo que se representa utilizando de castigos físicos, e estudantes que são os responsáveis pelo trabalho pouco produtivo.
Downloads
Referências
BAKHTIN, Mikhail (VOLOCHINOV). Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução de Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. 10ª edição. São Paulo: Hucitec, 2002.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Tradução: Paulo Bezerra. 4ª edição. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BAKHTIN, Mikhail. Problemas da poética de Dostoiévski. Tradução de Paulo Bezerra. 5ª edição. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2013b.
BAKHTIN, Mikhail. Questões de estilística no ensino da língua. Tradução Sheila Grillo e Ekaterina Vólvoka Américo. São Paulo: Editora 34, 2013a.
BAKHTIN, Mikhail. Questões de literatura e de estética: a teoria do romance. Equipe de tradução: Aurora F. Bernardini; José P. Júnior; Augusto G. Júnior; Helena S. Nazário; Homero F. de Andrade. 5ª edição. São Paulo: Hucitec, 2002.
BRAIT, Beth. Olhar e ler: verbo-visualidade em perspectiva dialógica. In: Bakhtiniana, São Paulo, 8 (2). p. 43 – 66, ju./dez., 2013.
CÓRIO, Maria de Lourdes Del Fáveri. O personagem “Chico Bento”, suas ações e seu contexto: um elo entre a tradição e a modernidade. Dissertação de Mestrado. Universidade de Marília–SP. São Paulo, 2006.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. 7ª edição Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000.
KLEIMAN, Angela. Processos identitários na formação profissional: o professor como agente de letramento. In: Manoel Luiz Gonçalves Corrêa; Françoise Boch (orgs.). Ensino de língua: representação e letramento. São Paulo: Mercado de Letras, 2006. p. 75-91.
LIBERATTI, Elisângela. Ara, Chico; Aw, Chuck: uma tradução funcionalista de quadrinhos do Chico Bento. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Santa Catarina. Santa Catarina, 2012.
LIMA, Branca Alves. Caminho Suave. 132ª edição. São Paulo: Caminho Suave Edições, 2015.
MEDVIÉDEV, Pável Nikoláievitch. O método formal nos estudos literários: introdução crítica a uma poética sociológica. Tradução de Ekaterina Vólkova Américo e Sheila Camargo Grillo. São Paulo: Contexto, 2019.
PARRILLA, Franciele Aline. Chico Bento, um caipira do campo ou da cidade?: a representação do espaço rural e urbano e de seus habitantes na revista em quadrinhos do Chico Bento (1982-2000). Dissertação de Mestrado. Faculdade de Ciências e Letras de Assis – Universidade Estadual Paulista. São Paulo, 2006.
PERES, Eliane Teresinha; VAHL, Mônica Maciel; THIE, Vania Grim. Aspectos editoriais da cartilha Caminho Suave e a participação da Editora Caminho Suave Limitada em programas federais do livro didático. In: Rev. bras. hist. educ., Maringá-PR, v. 16, n. 1 (40), p. 335-372, jan./abr., 2016.
PERINI, Mário. Defino minha obra gramatical como a tentativa de encontrar respostas às perguntas: por que ensinar gramática? Que gramática ensinar? In: NEVES, Maria Helena Moura; CASSEB-GALVÃO, Vânia Cristina (orgs.). Gramáticas contemporâneas do Português: com a palavra, os autores – Evanildo Bechara; Maria Helena Mira Matheus; Mário Perini; Maria Helena de Moura Neves; José Carlos Azevedo; Ataliba Teixeira de Castilho; Marcos Bagno. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.
PHILLIPSON, Robert. Linguistic Imperialism. Oxford: Oxford University Press, 1992.
RICHARDS, Jack; RODGERS, Theodore. Approaches and Methods in Language Teaching. 18th printing. New York: Cambridge, 2011.
ROJO, Roxane.; BARBOSA, Jacqueline P. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.
SOUSA, Maurício. Almanaque do Chico Bento. São Paulo: Editora Globo, n. 39, 1997.
SOUSA, Maurício. Chico Bento. São Paulo: Editora Abril, n. 1, 1982.
SOUSA, Maurício. Chico Bento. São Paulo: Editora Abril, n. 82, 1985.
SOUSA, Maurício. Chico Bento. São Paulo: Editora Panini, n. 1, 2007.
SOUSA, Maurício. Maurício de Sousa: Biografia em quadrinhos. São Paulo: Editora Panini, 2007.
SOUSA, Maurício; SILVA, Yara Maura. Oi, eu sou o Chico Bento. São Paulo: Editora Globo, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 fólio - Revista de Letras
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.