O USO DOS GESTOS E DE OUTROS RECURSOS VISUAIS NA AULA DE LÍNGUA INGLESA NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO
DOI:
https://doi.org/10.22481/folio.v13i2.9482Palavras-chave:
Ensino de Inglês, Ensino Remoto, Gestos, Memes, Recursos VisuaisResumo
A pandemia de Covid-19 acelerou o processo de inclusão dos recursos digitais, de natureza multimodal, ao ensino. No caso específico do ensino de inglês como língua estrangeira, os recursos multimodais podem facilitar o aprendizado de vocabulário em segunda língua e, portanto, objetivamos analisá-los pelo viés da Linguística Cognitiva, a partir dos seguintes materiais: 1) a presença de gestos em videoaulas do Youtube, e 2) a utilização de recursos visuais e memes em planos de aula de alunos do curso de Letras. Os resultados mostram a possibilidade didática dos gestos nas videoaulas, por um lado, e uma subutilização dos recursos visuais em planos de aula, por outro, o que sugere a necessidade de se explorar os recursos multimodais de maneira mais satisfatória nos cursos de Letras.
Downloads
Referências
CAVALCANTE, Marianne Carvalho Bezerra. Contribuições dos estudos gestuais para as pesquisas em aquisição da linguagem. Linguagem & Ensino, Pelotas, v.21, p. 5-35-, 2018.
CIENKI, Alan. Cognitive Linguistics, gesture studies, and multimodal communication. Cognitive Linguistics, 2016, p. 603-618.
CÓ, Elisa Prado; AMORIM, Gabriel Brito; FINARDI, Kyria Rebeca. Ensino de línguas em tempos de pandemia: experiências com tecnologias em ambientes virtuais. Revista Docência e Cibercultura, [S.l.], v. 4, n. 3, p. 112-140, dez. 2020. Disponível em: <https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/re-doc/article/view/53173>. Acesso em: 27 jun. 2021.
DACYNGIER, B.; VANDELANOTE, L. Internet memes as multimodal constructions. Cognitive Linguistics. v.28, n.3, 2017, p. 565-598. https://doi.org/10.1515/cog-2017-0074
GULLBERG, Marianne. Gestures and second language acquisition. In: MÜLLER, Cornelia, CIENKI, Alan; FRICKE, Ellen; LADEWIG, Silva; MCNEILL, David; BRESSEM, Jana (Eds.). Body – Language – Communication. An International Handbook on Multimodality in Human Interaction. Volume 2, Berlin, Boston: De Gruyter Mouton, p. 1868-1875, 2014.
HUTCHINS, Edward. Material anchors for blends. Journal of Pragmatics. v. 37, p. 1555-1577, 2005.
KENDON, A. Gesture: visible action as utterance. Cambridge: Cambridge University Press, 2004.
LACERDA, Gustavo H.; SILVESTRE, Nelci Alves Coelho. O ensino de língua inglesa na pandemia atravessado pela materialidade digital: uma análise discursiva. Matraga, v. 28, n. 53, p. 269-281, mai./ago. 2021.
LARA; MENDONÇA. O meme em material didático: considerações sobre ensino/aprendizagem de gêneros do discurso. Bakhtiniana, Rev. Estud. Discurso. v.15, n.2, Apr-Jun 2020 https://doi.org/10.1590/2176-457342169.
PEIXOTO, Simone Frye. Gestos na aquisição da língua inglesa em contexto bilíngue: uma perspectiva multimodal. Dissertação de mestrado, Recife, 2020.
PROCÓPIO, Renata Bittencourt; SOUZA, Patrícia Nora de. Os recursos visuais no ensino-aprendizagem de vocabulário em língua estrangeira. Acta Scientiarum. Language and Culture, Maringá, v. 31, n. 2, p. 139-146, 2009
RODRIGUES, Vânia Maria de Albuquerque. Gestos que muito dizem: a comunicação não-verbal entre professores e alunos no processo de ensino-aprendizagem de língua estrangeira (inglês). Dissertação de mestrado, Brasília, 2010.
SIME, Daniela. What do learners make of teachers' gestures in the language classroom?. International Review of Applied Linguistics. vol. 44, no. 2, 2006, pp. 211-230.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 fólio - Revista de Letras
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.