DO ENSINO PRESENCIAL AO ENSINO REMOTO
A CONSTITUIÇÃO DO ETHOS DISCURSIVO DO ALUNO DE 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.22481/folio.v13i2.9566Palavras-chave:
ensino remoto, ensino presencial, ethos discursivo, ensino-aprendizagem.Resumo
Neste artigo, refletimos sobre a construção do ethos discente na relação do aluno no processo de ensino-aprendizagem, durante a pandemia, em aulas remotas síncronas e em aulas presenciais, numa escola de educação básica na capital paulista. Com esse intuito, apresentamos o conceito de discurso, ethos discursivo, cenografia, a partir da teoria de Maingueneau (2011, 2015 e 2020) para discutimos a constituição do ethos discursivo do aluno. A partir da análise de um relato feito pelos alunos, analisamos o ethos discursivo, mais precisamente as dimensões categóricas, experimental e ideológica (MAINGUENEAU 2016; 2020). Valemo-nos, ainda, dos estudos de Moran (2015) sobre o ensino híbrido, além de tecnologias digitais no ensino híbrido (SUNAGA; CARVALHO, 2015; COSCARELLI, 2020). Pela análise apresentada, foi possível constatar que o ethos discursivo dos sujeitos desta pesquisa revelam a consciências que eles têm do momento por que passa o mundo em virtude da Covid e suas implicações para o processo de ensino-aprendizagem de língua portuguesa, sobretudo quanto aos desafios a serem enfrentados na prática pedagógica para a construção do conhecimento. O discurso apresentado pelos alunos corrobora para a ideia de que evidenciam um ethos mostrado em sua enunciação.
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