A LÍNGUA E SEU DUPLO DOMÍNIO

O SEMIÓTICO E O SEMÂNTICO PARA A LEITURA DE TEXTOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v13i2.9634

Palavras-chave:

Enunciação, Níveis de Análise Linguística, Forma e sentido na linguagem, Ensino de línguas

Resumo

Este artigo tem como objetivo identificar os movimentos de leitura, a partir da reflexão acerca dos diferentes sentidos do termo “frase” desenvolvido nos textos de Émile Benveniste — Os níveis de análise linguística, divulgado em 1962, e o texto A forma e o sentido na linguagem, do ano de 1966. O problema de pesquisa posto é o de como trazer contribuições presentes nos dois textos de Benveniste, para que se possa pensar em diferentes movimentos no ensino de leitura escolar, como uma atividade criada na enunciação? A fundamentação teórica será desenvolvida a partir dos pressupostos de Benveniste (2005, 2006); nas contribuições de Flores (2013), e também nos estudos de Petit (2009), no que concerne à leitura e escola. O estudo envolve uma pesquisa exploratória e bibliográfica com uma abordagem qualitativa. Pautamo-nos em um ensino de língua voltado para as situações reais comunicação, o que requer saberes que ultrapassem os saberes meramente metalinguísticos de nomenclaturas, divisões e classificações gramaticais. O ensino de língua que defendemos requer domínios de exercícios de linguagem, que são sempre singulares e irrepetíveis. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wesley Pinto Hoffmann, Universidade de Passo Fundo (UPF)

Mestrando em Letras pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Bolsista PROSUC/CAPES.

Claudia Toldo, Universidade de Passo Fundo (UPF)

Doutora em Linguística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Puc-RS). Professora da Universidade de Passo Fundo (UPF). Realizou estágio pós-doutoral em Linguística na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS). Pesquisadora CNPq.

Referências

BENVENISTE, Émile. Os níveis da análise linguística. In: BENVENISTE, Émile. Problemas de linguística geral I. 5. ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2005. p. 127-140.

BENVENISTE, Émile. A forma e o sentido na linguagem. In: BENVENISTE, Émile. Problemas de linguística geral II. 2. ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2006. p. 220-242.

FLORES, Valdir do Nascimento. Introdução à Teoria Enunciativa de Benveniste. São Paulo: Parábola, 2013.

PETIT, Michèle. A arte de ler. São Paulo: Ed. 34, 2009.

PRODANOV, Cleber Cristiano; DE FREITAS, Ernani Cesar. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico-2ª Edição. Editora Feevale, 2013.

TOLDO, Claudia. O reconhecimento da língua para a compreensão do mundo: a questão da leitura. Revista Linguagem & Ensino, v. 23, n. 3, 2020.

Downloads

Publicado

2022-03-19

Como Citar

Hoffmann, W. P. ., & Toldo, C. (2022). A LÍNGUA E SEU DUPLO DOMÍNIO: O SEMIÓTICO E O SEMÂNTICO PARA A LEITURA DE TEXTOS. fólio - Revista De Letras, 13(2). https://doi.org/10.22481/folio.v13i2.9634