A LOUCURA NA MANIFESTAÇÃO LITERÁRIA BRASILEIRA

O ALIENISTA E OS DESVIOS E ATRAVESSAMENTOS DA HISTÓRIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v13i2.9919

Palavras-chave:

Literatura brasileira, Representação das diferenças, Loucura, Narrativas da normalidade, Invisibilidade social

Resumo

A literatura pode ser compreendida como um sistema simbólico capaz de expressar a realidade nacional. Nessa ordem, permite incluir, no conjunto de investigações a seu respeito, a representação de trajetórias historicamente invisibilizadas. Este artigo, em consonância a essa temática, atém-se à análise do “outro” no viés da “loucura”, tendo como corpus O alienista, de Machado de Assis. Na investigação, vale-se de Lilia Schwarcz, para refletir sobre as raízes históricas da violência no Brasil, de Michel Foucault, para discorrer acerca da construção histórica de discursos do poder e as relações que se estabelecem entre loucura e alteridade, de Antonio Candido para situar a literatura no contexto social. Constata-se que Simão Bacamarte, personagem central da obra, deixa transparecer as marcas e contradições próprias da narrativa cultural brasileira, sendo, nesses termos, parte desse Brasil desviante que, ao voltar-se para sua história, encontra-se com sua própria insanidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bianca Reis de Moraes, Universidade Feevale

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Processos e Manifestações Culturais da Universidade FEEVALE. 

Ernani Mugge, Universidade Feevale

Doutor em Literatura Brasileira, Portuguesa e Luso-Africana  pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Realizou estágio de pós-doutorado (PNPD-CAPES) em Cultura e Literatura na Universidade Feevale. Pesquisador e professor permanente do Programa de Pós-graduação em Processos e Manifestações Culturais e do Mestrado Profissional em Letras (Universidade Feevale).

Referências

ASSIS, Machado. Obra Completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994.

CANDIDO, Antonio. Literatura e sociedade. 9ª ed. rev. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2006.

FOUCAULT, M. História da loucura. 4ª ed. São Paulo: Perspectiva, 1978.

FOUCAULT, M. Microfísica do poder. 15ª ed. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1979.

FOUCAULT, M. O Nascimento da Clínica. 5ª ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1998.

MAIOR, Izabel. História, conceito e tipos de deficiência. Programa estadual de prevenção e combate à violência contra pessoas com deficiência do governo de São Paulo. São Paulo, 2015. Disponível em: <http://violenciaedeficiencia.sedpcd.sp.gov.br/pdf/textosApoio/Texto1.pdf>. Acesso em: 20 nov. 2020.

MARIA, Luzia de. Sortilégios do avesso: razão e loucura na literatura brasileira. São Paulo: Escrituras, 2005.

PELLEGRINI, Tânia. No fio da navalha: literatura e violência no Brasil de hoje. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, Brasília, n. 24, p. 15-34, 2004. Disponível em: <http://periodicos.unb.br/index.php/estudos/article/view/9003>. Acesso em: 20 nov. 2020.

PINTO, Celi Regina. Foucault e as constituições brasileiras: Quando a lepra e a peste se encontram com os nossos excluídos. Revista Educação e realidade, Porto Alegre, v. 24, n. 2, 1999. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/55375>. Acesso em: 16 nov. 2021.

SCHWARCZ, Lilia Moritz. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

SCHWARCZ, Lília Moritz. População e sociedade. In: SCHWARCZ, Lilia Moritz (Org.). A abertura para o mundo. Rio de Janeiro: Objetiva, 2012.

Downloads

Publicado

2022-03-19

Como Citar

Moraes, B. R. de, & Mugge, E. . (2022). A LOUCURA NA MANIFESTAÇÃO LITERÁRIA BRASILEIRA: O ALIENISTA E OS DESVIOS E ATRAVESSAMENTOS DA HISTÓRIA. fólio - Revista De Letras, 13(2). https://doi.org/10.22481/folio.v13i2.9919