v. 11 n. 2 (2019): LÍNGUAS: O TRABALHO COM GÊNEROS, USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS, METODOLOGIAS E PRÁTICAS DOCENTES

					Visualizar v. 11 n. 2 (2019): LÍNGUAS: O TRABALHO COM GÊNEROS, USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS, METODOLOGIAS E PRÁTICAS DOCENTES

Organizadores do número:

Lucas Campos; Alessandra Cruz de Oliveira

Publicado: 2020-01-29

EXPEDIENTE

VERTENTES & INTERFACES I: Estudos Literários e Comparados

  • IMAGENS DA FELICIDADE NOS POEMAS ‘DER UNBEKANNTE GOTT’ E ‘GLÜCK IN DER ANGST”, DE LÁSZLÓ CSIBA

    Dionei Mathias
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i2.5450
  • CORTÉS OU BERNAL DÍAZ? O MISTÉRIO SOBRE O VERDADEIRO AUTOR DE “HISTORIA VERDADERA DE LA CONQUISTA DE NUEVA ESPAÑA”

    Dóris Helena Soares da Silva Giacomolli
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i2.5554

APRESENTAÇÃO

  • ENSINO DE LÍNGUAS: O TRABALHO COM GÊNEROS, USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS, METODOLOGIAS E PRÁTICAS DOCENTES

    Lucas Santos Campos, Alessandra Cruz de Oliveira
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i2.6194

VERTENTES & INTERFACES II: Estudos Linguísticos e Aplicados

  • O DISCURSO PUBLICITÁRIO E A CRIAÇÃO DE PALAVRAS NOVAS: O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA LEXICAL the development of lexical competence

    Aderlande Pereira Ferraz
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i2.5575
  • CRIAÇÃO E RECRIAÇÃO LEXICAL NA ESFERA POLÍTICA: UMA ANÁLISE DOS NEOLOGISMOS RELACIONADOS À ELEIÇÃO 2018

    Aline Maria dos Santos Pereira
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i2.5550
  • UTILIZANDO O SKETCH ENGINE A FAVOR DO ENSINO-APRENDIZAGEM DE ESPANHOL COMO SEGUNDA LÍNGUA

    Amanda Maraschin Bruscato
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i2.5518
  • EDUCAÇÃO HUMANIZADORA E O USO DAS TECNOLOGIAS

    Anderson Luiz Tedesco, Roque Strieder; Tiago Eurico de Lacerda
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i2.5519
  • A IMPORTÂNCIA DO ENSINO SISTEMÁTICO E REFLEXIVO DA ORTOGRAFIA: REGULARIDADES MORFOSSINTÁTICAS MORPHOSSINING REGULARITIES

    Cláudia Gonçalves Magalhães, Liliane Pereira Barbosa
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i2.5524
  • LINGUAGEM AUDIOVISUAL EM SALA DE AULA: NOVOS SUJEITOS, NOVOS OBJETOS E NOVAS PRÁTICAS NEW SUBJECTS, NEW OBJECTS AND NEW PRACTICES

    Janaina de Jesus Santos
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i2.5577
  • PROBLEMATIZANDO A PESQUISA LINGUÍSTICA SOBRE ENSINO DA PRODUÇÃO TEXTUAL POR MEIO DE GÊNEROS

    Luiz Eduardo Mendes Batista, Maura Alves Freitas Rocha
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i2.5522
  • A PROBLEMÁTICA DE ESCRITA NO ENSINO SUPERIOR EM ANGOLA

    Luzonzo Filipe
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i2.5571
  • MULTILETRAMENTOS NA PRODUÇÃO DO GÊNERO DISCURSIVO MARCADOR DE PÁGINA

    Marcelo de Castro
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i2.5954
  • O ENSINO DO RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: OS EFEITOS DE UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NA ESCRITA DE JOVENS E ADULTOS

    Monick Munay Dantas da Silveira Pinto, Samuel de Carvalho Lima
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i2.5528
  • EXPERIÊNCIAS COM A TECNOLOGIA DIGITAL TRANSFORMANDO AS PERSPECTIVAS DE PROFESSORES PRÉ-SERVIÇO: UM ESTUDO DE CASO NA FORMAÇÃO DOCENTE

    Patricia Vasconcelos Almeida
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i2.5516
  • LEITURA E ESCRITA NA PERSPECTIVA DIALÓGICA DA LINGUAGEM: CONSTRUINDO SENTIDO NA EJA

    Ramísio Vieira de Souza, Janielly Santos de Vasconcelos Viana, Maria de Fátima Almeida
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i2.5549
  • A TROCA DE CARTÕES-POSTAIS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA DE LEITURA E ESCRITA EM LÍNGUA INGLESA

    Simone Tiemi Hashiguti, Fabiane Lemes, Rogério de Castro Ângelo
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i2.5547
  • AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO NA SÍNDROME DE DOWN: A IMPORTÂNCIA DOS GÊNEROS TEXTUAIS

    Vivian Meira, Cláudia Madalena Feistauer
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i2.5454

NASCENTES

  • (MULTI)LETRAMENTO DIGITAL: O SNAPCHAT NO ÂMBITO ESCOLAR

    Alan Victor Andrade, Ione Vier Dalinghaus
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i2.5393
  • PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA NA CULTURA DIGITAL

    Antônia Dilamar Araújo, Aline Luna Saboia, Maria Aurea Albuquerque Sousa
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i2.5456
  • MEMES VIRTUAIS E A PERSPECTIVA FUNCIONALISTA DE TRADUÇÃO: CORPUS COMPARÁVEL DO PAR LINGUÍSTICO PORTUGUÊS<>ESPANHOL

    Bruna Camila Trombini Schneider, Maria José Laiño
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i2.5515
  • O DESENVOLVIMENTO HUMANO NA ALTERIDADE DOCENTE: A QUESTÃO DA LINGUAGEM E OS MEIOS DIGITAIS

    Deysi Maia Clair Kosvoski, Sara Farias da Silva
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i2.5541
  • O VAIVÉM DAS MEMÓRIAS EM OLHOS D’ÁGUA, DE CONCEIÇÃO EVARISTO

    Elen Karla Sousa da Silva, Daniel Conte
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i2.5527
  • ESCRITA FEMININA E DISCURSO: A DESCOBERTA DE UM SUJEITO EM RACHEL DE QUEIROZ E HELEUSA CÂMARA

    Gabriela Machado Silveira, Adriana Maria de Abreu Barbosa
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i2.5421
  • O USO DO SOFTWARE HAGÁQUÊ E A LITERATURA: INCENTIVANDO A LEITURA E A PRODUÇÃO DE TEXTOS MULTIMODAIS NO ENSINO MÉDIO

    Grasiele Silva Amorim, Adriana Carvalho Capuchinho
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i2.5544
  • O RECONHECIMENTO DO INGLÊS BRASILEIRO COMO VARIAÇÃO LINGUÍSTICA UMA ANÁLISE DA NOVA BNCC DO ENSINO MÉDIO

    Helen de Sá Cardoso, Diógenes Cândido de Lima
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i2.5514
  • ETERNA MARIA...

    Larissa Silva Alves, Adriana Maria de Abreu Barbosa
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i2.5728
  • O MUNDO ZOO EM CLARICE LISPECTOR

    Lorena Pereira Silva, Maria das Graças Fonseca Andrade
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i2.5707
  • A SEGUNDA ESPOSA: SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS ENTRE "ENCARNAÇÃO", "A SUCESSORA" E "REBECA"

    Maria de Lourdes Marcelino da Silva, Altamir Botoso
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i2.5574
  • A EMERGÊNCIA DO GÊNERO “RESUMO EXPANDIDO” SOB A ÓTICA DA TEORIA DA COMPLEXIDADE

    Myrian Cristina Cardoso Costa, João Da Silva Araújo Júnior
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i2.5097
  • SOBRE A ESCOLA COMO ESPAÇO DE PRECONCEITOS EM REPRESENTAÇÕES NO GÊNERO REPORTAGEM

    Nadia Dolores Fernandes Biavati, Dulcinéa Silva Jerônimo
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i2.5579
  • GÊNEROS DISCURSIVOS PUBLICITÁRIOS E VERBIVOCOVISUALIDADE SINALIZAÇÕES PARA A LEITURA DE TEXTOS NÃO-VERBAIS

    Natália Rodrigues Silva do Nascimento, Leonardo de Oliveira, Marco Antonio Villarta-Neder
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i2.5523
  • O DISCURSO TELEVISIVO ACERCA DE NEYMAR JÚNIOR E O FUTEBOL BRASILEIRO

    Nayla Pereira dos Santos, Cleide Lima Chaves
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i2.5539
  • ESTRATÉGIAS ARGUMENTATIVAS PARA A DESCONSTRUÇÃO DO ESTEREÓTIPO DO “LOBO MAU” NA OBRA A VERDADEIRA HISTÓRIA DOS TRÊS PORQUINHOS, DE JON SCIESZKA

    Osilene Xavier do Nascimento, Bárbara Olímpia Ramos de Melo
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i2.5517
  • LÉXICO E TERRITÓRIO

    Robervânia Lima de Sá, Leicijane da Silva Barros, Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i2.5598
  • ANÁLISE DO USO DA PONTUAÇÃO EM PRODUÇÕES DO ENSINO MÉDIO

    Tatiane Cristina Becher, Sanimar Busse
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i2.5738
  • SEXUALIDADE, SEGURANÇA E DISCIPLINA: CORPO E DISCURSO FÍLMICO EM “REFORMATÓRIO DAS DEPRAVADAS” (1978), DE ODY FRAGA

    Tyrone Coutinho Chaves Filho, Nilton Milanez
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i2.5545
  • TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO E O ENSINO DE ESPANHOL: UM OLHAR PARA O LIVRO DIDÁTICO FOCUS ON THE CLASSBOOK

    Wagner Barros Teixeira, Santiago Javier Galan
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i2.5567