A UTOPIA DO CONSUMO EM "O PARAÍSO DAS DAMAS", DE ÉMILE ZOLA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v14i1.10840

Palavras-chave:

Consumo; Émile Zola; O Paraíso das Damas; Paris

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar a representação da sociedade de consumo e as relações comerciais, na Paris do final do século XIX, presentes no romance naturalista O Paraíso das Damas, publicado em 1883, pelo escritor francês Émile Zola. A temática central da narrativa aborda a propagação da sociedade de consumo através da ascensão e crescimento de uma grande loja de departamentos, Paraíso das Damas, que, inspirada em magazines parisienses reais do século XIX, transforma a organização do comércio local. Para isso, a pesquisa apoia-se nos conceitos teóricos de Colin Campbell (2001), sobre a romantização do consumo, de Jean Baudrillard (1995), que traz a organização dos signos de consumo e a evidência do excedente, de Pierre Bourdieu (2010), que aborda a teoria do sistema simbólico e organizacional do consumo, e Zygmunt Bauman (2008), que contribui com sua teoria da sociedade de consumo e a transformação dos sujeitos em mercadorias.

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Biografia do Autor

Kassandra Naely Rodrigues dos Santos, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Doutoranda em Letras pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Mestre em Letras também pela UFPel.

Milena Hoffmann Kunrath, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Doutora em Teoria da Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Puc-RS). Professora da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Referências

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Publicado

2022-08-26

Como Citar

Santos, K. N. R. dos, & Hoffmann Kunrath, M. (2022). A UTOPIA DO CONSUMO EM "O PARAÍSO DAS DAMAS", DE ÉMILE ZOLA. fólio - Revista De Letras, 14(1). https://doi.org/10.22481/folio.v14i1.10840