PARA COMPREENDER O PAPEL DA LITERATURA DRAMÁTICA DOS ACERVOS DO PNBE NA FORMAÇÃO DE LEITORES NO ENSINO BÁSICO
Abstract
A literatura dramática dos três últimos acervos do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) está disponibilizada aos alunos do Ensino Fundamental (Anos Finais) e Médio, Todavia, o número de obras é pequeno e são poucos os professores de Língua Portuguesa que as conhecem. O objetivo desse artigo é fazer o levantamento dessas obras e discutir quais as estratégias metodológicas devem ser aplicadas, a fim de torná-las ferramentas eficientes no processo de formação de leitores literários críticos, capazes de desfrutar o prazer do texto dramático, de perceber as vozes sociais e intencionalidades ideológicas comuns a esse gênero literário. Para tanto, dialogamos com as algumas contribuições teóricas: sobre o teatro (Pavis; Magaldi; Rosenfeld), sobre a literatura infantojuvenil (Zilbermann; Lajolo; Aguiar) e sobre a formação de leitor (Colomer; Paiva; Cortina).
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License