A CENTRALIZAÇÃO DA LÍNGUA DE SINAIS NAS EXPERIÊNCIAS CULTURAIS DE ALUNOS SURDOS: ESPAÇO DE PROBLEMATIZAÇÃO DA “CULTURA SURDA”

Authors

  • Edinalma Bastos Universidade do Estado da Bahia (Uneb)

Abstract

Este texto traz dados de uma pesquisa de doutorado, cujo objetivo foi entender como ocorre a construção social de experiências culturais por alunos surdos que advogam em favor da chamada cultura surda. O estudo apoiou-se na perspectiva semiótica da cultura (GEERTZ 2008) e em reflexões sobre a tríade surdez-língua de sinais-cultura surda (KLEIN e LUNARDI, 2006, SANTANA, 2007). Foi realizado um estudo de caso etnográfico em um espaço de Atendimento Educacional Especializado, em uma cidade do semi-árido baiano. Foram selecionados treze alunos surdos. Dos resultados emergiu a categoria “estratégias de legitimação da chamada cultura surda”, constituída principalmente pela centralização da língua de sinais. Nesse contexto, a língua de sinais era absolutizada pelo coletivo investigado, que considerava desprovidos da cultura surda os pares que não a utilizavam. Diante dessa mesma situação muitos alunos com surdez eram deixados à margem no grupo. Essas constatações sugeriram a problematização do fenômeno revelado.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Edinalma Bastos, Universidade do Estado da Bahia (Uneb)

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (Ufba). Professora Assistente da Universidade do Estado da Bahia (Uneb).

Published

2018-03-08

How to Cite

Bastos, E. (2018). A CENTRALIZAÇÃO DA LÍNGUA DE SINAIS NAS EXPERIÊNCIAS CULTURAIS DE ALUNOS SURDOS: ESPAÇO DE PROBLEMATIZAÇÃO DA “CULTURA SURDA”. fólio - Revista De Letras, 7(2). Retrieved from https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2902

Issue

Section

VERTENTES & INTERFACES II: Estudos Linguísticos e Aplicados