O CAMINHO DA APRENDÊNCIA E AS CONTRIBUIÇÕES DAS NEUROCIÊNCIAS

Authors

  • Marilene Robatto de Ramalho Sampaio Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

Abstract

Este artigo alicerça-se numa metáfora usada como isóforo. Explicita o processo de aprendizagem de cada época enfatizando as teorias correspondentes, bem como as contribuições das neurociências. Faz correlações, por isomorfismo, entre as teorias da aprendizagem e os questionamentos do ilustre visitante da Idade Média. Numa breve incursão migra do como ensina a Escola, focado nas teorias que privilegiam o ENSINO, à metacognição quando se aprende o que é APRENDER. Parte da abordagem empiricista, quando a escola tradicional e transmissiva teve o seu primado na memorização e na intervenção do professor bem preparado e estabelece um nexo entre educação e plasticidade cerebral nas teorias éico-construtivistas, em especial na histórico-cultural de Vygotski (1996). Evidencia o agora, instante em que o funcionamento do cérebro começa a ser explicitado e a ideia de que cérebro, mente e contexto, num só construto influencia na aprendizagem do sujeito.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Marilene Robatto de Ramalho Sampaio, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

 

 

Published

2018-04-06

How to Cite

Sampaio, M. R. de R. (2018). O CAMINHO DA APRENDÊNCIA E AS CONTRIBUIÇÕES DAS NEUROCIÊNCIAS. fólio - Revista De Letras, 3(2). Retrieved from https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/3492