ESCRITA DE PERITOS: ANÁLISE DE ESCRITURA INFORMATIVA UTILIZANDO TÓPICOS FAMILIARES
SCAFFOLDING INFORMATIONAL WRITING USING FAMILIAR TOPICS
DOI:
https://doi.org/10.22481/folio.v10i1.3686Keywords:
Aprendiz de língia inglesa; Desenvolvimento de ideias; Escrita informacional; Exercício oral.Abstract
Este artigo descreve a “redação de especialistas”, uma estratégia para apoiar aprendizes da língua inglesa e de outras línguas na organização e no desenvolvimento de ideias em redação informacional. Alunos do idioma inglês muitas vezes encontram dificuldades no desenvolvimento de ideias porque não têm vocabulário suficiente para construir frases e parágrafos expandidos. A “redação de especialistas” permite aos alunos elaborar esquemas sobre tópicos que eles já conhecem bem, a fim de desenvolver uma composição de texto informativo. Os alunos escolhem um tópico em que se consideram “especialistas” e depois “ensinam” o assunto aos colegas. Este exercício oral dá aos alunos uma audiência e encoraja-os a pensar sobre as dúvidas que um leitor pode ter sobre o assunto. Durante essa etapa, os alunos desenvolvem “ideias importantes” sobre o tópico, o que os ajuda a estruturar sua escrita, possibilitando-lhes desenvolver as ideias principais em parágrafos. Os alunos também criam “glossário de palavras”, que é utilizado como um roteiro para a organização dos parágrafos em torno da ideia principal.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License