HIBRIDISMO CULTURAL E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA EM UMA PERSPECTIVA DE LETRAMENTO CRÍTICO

Autores/as

  • William Mineo Tagata Universidade Federal de Uberlândia

Palabras clave:

Hibridismo; Ensino de inglês; letramento Crítico.

Resumen

O presente artigo investiga o conceito de hibridismo cultural e sua relevância para uma análise das questões de linguagem, cultura, e identidade em um mundo marcado por intensas trocas culturais e pela necessidade de abertura a diferentes saberes e modos de vida. Sugere que  o ensino de língua inglesa em uma perspectiva de letramento crítico pode conscientizar alunos e professores do hibridismo constitutivo de línguas e culturas. Esse processo de conscientização faz parte da formação de cidadãos críticos, capazes de se engajarem em práticas de tradução cultural, lidando com conflitos e convivendo com visões de mundo e interpretações oriundas de contextos culturais diversos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

William Mineo Tagata, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Letras (Usp). Professor Associado 1 da Universidade Federal de Uberlândia, onde atua no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos.

Publicado

2018-02-09

Cómo citar

Tagata, W. M. (2018). HIBRIDISMO CULTURAL E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA EM UMA PERSPECTIVA DE LETRAMENTO CRÍTICO. fólio - Revista De Letras, 8(2). Recuperado a partir de https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2773

Número

Sección

VERTENTES & INTERFACES II: Estudos Linguísticos e Aplicados