LIVRO, DISPOSITIVO DE PASSAGEM: A CASA LITERÁRIA DO ARCO DO CEGO, DE LISBOA A VILA RICA

Autores/as

  • Sérgio Antônio Silva Universidade do Estado de Minas Gerais

Resumen

Este artigo traz apontamentos de uma pesquisa que trata da história do livro e da imprensa em Minas Gerais, destacando a formação gráfica de José Joaquim Viegas Menezes, considerado um dos precursores da imprensa mineira, em Lisboa, nomeadamente na Casa Literária do Arco do Cego. O artigo destaca a edição da Casa do Arco do Cego do Tratado da gravura de Abraham Bosse, cuja tradução foi feita por Viegas, entendendo esse tratado como um dispositivo de passagem que permitiu a Viegas levar adiante, já em Vila Rica, suas habilidades gráficas. Por fim, o artigo apresenta algumas diretrizes que estão sendo tomadas num projeto de reedição desse Tratado da gravura.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Sérgio Antônio Silva, Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutor em Literatura Comparada pelo Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos Literários da UFMG. Pós-doutorado em História da Cultura pela Universidade Nova de Lisboa. Professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade do Estado de Minas Gerais.

Publicado

2018-03-08

Cómo citar

Silva, S. A. (2018). LIVRO, DISPOSITIVO DE PASSAGEM: A CASA LITERÁRIA DO ARCO DO CEGO, DE LISBOA A VILA RICA. fólio - Revista De Letras, 7(2). Recuperado a partir de https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2894

Número

Sección

VERTENTES & INTERFACES I: Estudos Literários e Comparados