O FÓRUM E O CHAT NO FACEBOOK: UMA PROPOSTA PARA O DESENVOLVIMENTO DA ARGUMENTAÇÃO

Autores/as

  • Erikson de Carvalho Martins Universidade do Estado da Bahia (Uneb)

Resumen

O presente artigo discute a utilização dos gêneros digitais fórum e chat no Facebook para o desenvolvimento da argumentação na produção textual. A proposta pedagógica aqui apresentada é parte da dissertação do Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS – da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Buscamos as contribuições de Bezerra (2013), Marcuschi (2010), Mercado (2004), Paiva e Rodrigues Jr. (2007, Soares (2002), Xavier (2005, 2011, 2012), entre outros, que discorrem sobre as transformações ocorridas nos processos de leitura e escrita com o advento da internet e da convergência de mídias presente nas novas tecnologias da informação e comunicação. Além disso, buscamos o referencial teórico de Ducrot (2009), Perelman e Olbrechts-Tyteca (2005), Guimarães (1987), Koch (2013), Leitão (2011) e Massmann (2010), que apresentam estudos voltados para o desenvolvimento das habilidades argumentativas na produção textual.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Erikson de Carvalho Martins, Universidade do Estado da Bahia (Uneb)

Mestre em Letras pelo programa do Mestrado Profissional em Letras da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Campus V, Santo Antônio de Jesus-BA.

Publicado

2018-03-08

Cómo citar

Martins, E. de C. (2018). O FÓRUM E O CHAT NO FACEBOOK: UMA PROPOSTA PARA O DESENVOLVIMENTO DA ARGUMENTAÇÃO. fólio - Revista De Letras, 7(2). Recuperado a partir de https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2960