O CAMINHO DA APRENDÊNCIA E AS CONTRIBUIÇÕES DAS NEUROCIÊNCIAS

Autores/as

  • Marilene Robatto de Ramalho Sampaio Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

Resumen

Este artigo alicerça-se numa metáfora usada como isóforo. Explicita o processo de aprendizagem de cada época enfatizando as teorias correspondentes, bem como as contribuições das neurociências. Faz correlações, por isomorfismo, entre as teorias da aprendizagem e os questionamentos do ilustre visitante da Idade Média. Numa breve incursão migra do como ensina a Escola, focado nas teorias que privilegiam o ENSINO, à metacognição quando se aprende o que é APRENDER. Parte da abordagem empiricista, quando a escola tradicional e transmissiva teve o seu primado na memorização e na intervenção do professor bem preparado e estabelece um nexo entre educação e plasticidade cerebral nas teorias éico-construtivistas, em especial na histórico-cultural de Vygotski (1996). Evidencia o agora, instante em que o funcionamento do cérebro começa a ser explicitado e a ideia de que cérebro, mente e contexto, num só construto influencia na aprendizagem do sujeito.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marilene Robatto de Ramalho Sampaio, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

 

 

Publicado

2018-04-06

Cómo citar

Sampaio, M. R. de R. (2018). O CAMINHO DA APRENDÊNCIA E AS CONTRIBUIÇÕES DAS NEUROCIÊNCIAS. fólio - Revista De Letras, 3(2). Recuperado a partir de https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/3492