O TRABALHO DOCENTE EM TEXTO DE INSTRUÇÃO AO SÓSIA

REGRAS IMPLÍCITAS DA VOZ DO MÉTIER

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v13i1.8351

Palavras-chave:

Análise do discurso, Avaliações subentendidas, Clínica da atividade, Instrução ao sósia, Trabalho docente

Resumo

Neste artigo, visamos a analisar as avaliações comuns subentendidas, ou seja, as regras implícitas do ofício de professor, veiculadas pela voz do métier, identificadas em um texto de instrução ao sósia de uma professora de línguas da educação básica. Seguimos os pressupostos teórico-metodológicos da Ergonomia da Atividade (FERREIRA, 2008; GUÉRIN et al., 2001; AMIGUES, 2004) e da Clínica da Atividade (FAÏTA, 2004; CLOT, 2007, 2010, 2014, 2017) e pautamos nossas análises em pressupostos da análise do discurso de linha francesa (MAINGUENEAU, 1997a, 1997b, 2011). Como principais resultados, identificamos convicções e maneiras de fazer o trabalho em situações precisas; aspectos práticos e rotineiros que, assim como os considerados como “mais teóricos”, estão diretamente ligados à eficácia na organização de um meio que favoreça a aprendizagem dos alunos e o desenvolvimento de capacidades referentes aos conteúdos específicos. Levar em conta essas avaliações implícitas pode ser uma forma de colocar a experiência docente e a linguagem sobre o trabalho do professor no centro de processos formativos.

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Biografia do Autor

Soelene de Fátima Brovoski Modolo, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Mestra em Letras pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Pato Branco. Atua como voluntária no Projeto de Extensão Inglês para crianças e idosos do Programa de Extensão Parceria Universidade-Escola, do curso de Licenciatura em Letras Português-Inglês da referida instituição.

Siderlene Muniz-Oliveira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Puc-SP). Professora-pesquisadora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus de Dois Vizinhos, atuando no Programa de Pós-graduação em Letras do campus de Pato Branco.

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Publicado

2021-07-31

Como Citar

Modolo, S. de F. B., & Muniz-Oliveira, S. (2021). O TRABALHO DOCENTE EM TEXTO DE INSTRUÇÃO AO SÓSIA: REGRAS IMPLÍCITAS DA VOZ DO MÉTIER. fólio - Revista De Letras, 13(1). https://doi.org/10.22481/folio.v13i1.8351

Edição

Seção

VERTENTES & INTERFACES II: Estudos Linguísticos e Aplicados