CONTRIBUIÇÕES DE CECÍLIA MEIRELES E MONTEIRO LOBATO PARA AS ATIVIDADES DE LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • José Aroldo da Silva Universidade Federal da Paraíba

Palavras-chave:

Educação; Leitura; literatura infantil.

Resumo

As atividades com leitura têm sido objeto de muitas discussões no mundo acadêmico, suscitando discussões e pesquisas, com a preocupação de analisar a importância dessas atividades para o processo de ensino e aprendizagem na Educação Infantil e para o desenvolvimento da criança como um todo, respeitando os aspectos cognitivos, afetivos, emocionais, psicológicos que influenciam a criatividade de cada um. É importante salientar que as atividades de leitura devem se valer de da diversidade de material existente nos mais variados gêneros textuais e, dentre estes, pode-se destacar a riqueza da literatura infantil, que tem no Brasil muitos escritores que se dedicaram a essa modalidade de literatura, produzindo boas obras que podem ser utilizados como material didático-pedagógico para o ensino da leitura. Nesse contexto, este estudo tem como objetivo analisar as contribuições da obra de Cecília Meireles e Monteiro Lobato para as atividades de leitura na Educação Infantil, como forma de estimular a capacidade criativa das crianças e fortalecer o processo de ensino e aprendizagem, uma vez que é pela leitura que os indivíduos têm acesso ao mundo das ideias e das discussões, sendo as obras ceciliana e lobatiana capazes de abrir o mundo imaginativo e criativo dos educandos para a aquisição da leitura e da escrita.

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Biografia do Autor

José Aroldo da Silva, Universidade Federal da Paraíba

Mestre em Ciências da Sociedade – UEPB

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Publicado

2018-02-09

Como Citar

Silva, J. A. da. (2018). CONTRIBUIÇÕES DE CECÍLIA MEIRELES E MONTEIRO LOBATO PARA AS ATIVIDADES DE LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. fólio - Revista De Letras, 8(2). Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2778