SAMBA: UM ENREDO QUE GETÚLIO ENTENDEU

Autores

  • Paulo Roberto Alves dos Santos

Resumo

O presente estudo propõe-se a analisar como o samba foi apropriado pela ditadura Vargas, durante a década de 1930. A análise situa-se no campo dos Estudos Culturais e problematiza as relações entre cultura e política, demonstrando algumas das contradições da realidade brasileira daquele período: ao mesmo tempo em que o samba saía da marginalidade e abria espaços sociais para indivíduos das classes subalternas, também se transformava, pelo projeto político executado pelo governo, em elemento de integração e expressão da cultura nacional. Além disso, a Frente Negra Brasileira, entidade criada com a finalidade de empreender ações nas mais diversas áreas, inclusive no campo político, em favor da população de origem africana, foi reprimida a ponto de se ver impedida de realizar seus propósitos, o que determinou sua extinção, embora tenha conseguido milhares de filiações em seus breves anos de existência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Roberto Alves dos Santos

Doutor em Letras, Bolsista PNPD CAPES junto ao PPGL Linguagens e Representações da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC – Ilhéus/BA).

Downloads

Publicado

2018-02-16

Como Citar

Santos, P. R. A. dos. (2018). SAMBA: UM ENREDO QUE GETÚLIO ENTENDEU. fólio - Revista De Letras, 8(1). Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2858