PARA COMPREENDER O PAPEL DA LITERATURA DRAMÁTICA DOS ACERVOS DO PNBE NA FORMAÇÃO DE LEITORES NO ENSINO BÁSICO

Autores

  • Jaime dos Reis Sant'Anna Universidade Estadual de Londrina

Resumo

A literatura dramática dos três últimos acervos do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) está disponibilizada aos alunos do Ensino Fundamental (Anos Finais) e Médio, Todavia, o número de obras é pequeno e são poucos os professores de Língua Portuguesa que as conhecem. O objetivo desse artigo é fazer o levantamento dessas obras e discutir quais as estratégias metodológicas devem ser aplicadas, a fim de torná-las ferramentas eficientes no processo de formação de leitores literários críticos, capazes de desfrutar o prazer do texto dramático, de perceber as vozes sociais e intencionalidades ideológicas comuns a esse gênero literário. Para tanto, dialogamos com as algumas contribuições teóricas: sobre o teatro (Pavis; Magaldi; Rosenfeld), sobre a literatura infantojuvenil (Zilbermann; Lajolo; Aguiar) e sobre a formação de leitor (Colomer; Paiva; Cortina).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jaime dos Reis Sant'Anna, Universidade Estadual de Londrina

Doutor em Letras pela FFLCH/USP. Professor de Metodologia e Prática de ensino de Língua e Literaturas; Literatura infantojuvenil e Ensino do Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas da Universidade Estadual de Londrina.

Downloads

Publicado

2018-03-08

Como Citar

Sant’Anna, J. dos R. (2018). PARA COMPREENDER O PAPEL DA LITERATURA DRAMÁTICA DOS ACERVOS DO PNBE NA FORMAÇÃO DE LEITORES NO ENSINO BÁSICO. fólio - Revista De Letras, 7(2). Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2891

Edição

Seção

VERTENTES & INTERFACES I: Estudos Literários e Comparados