DESENVOLVIMENTO DO LETRAMENTO EM AVALIAÇÃO DE LÍNGUAS A PARTIR DE UM PROTOCOLO DE REFINO DE CORREÇÕES

Autores

  • Laura Márcia Luiza Ferreira Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila)

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5126

Resumo

A avaliação em línguas é indissociável do ensino. A constante expansão dos exames de larga escala gera informações sobre avaliação que podem ser apropriadas por professores de línguas para potencializar sua prática docente. Neste texto, discuto a noção de letramento em avaliação de línguas, bem como os conceitos-chave validade e confiabilidade. Em seguida, apresento um protocolo de refino de correção e argumento como esta prática pode desenvolver a conhecimento por parte dos avaliadores sobre seu comportamento de atribuição de notas às respostas abertas, uma vez que a partir a análise das notas e o refino das correções podem ser uma grande oportunidade para tomada de consciência dos avaliadores sobre suas crenças, seus preconceitos, seus conceitos de ensino-aprendizagem de língua, dentre outros, que são mobilizados no momento de atribuição de notas.

 

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Biografia do Autor

Laura Márcia Luiza Ferreira, Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila)

Doutora em Estudos de Linguagem pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG). Professora Adjunta da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila).

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Publicado

2019-08-25

Como Citar

Ferreira, L. M. L. (2019). DESENVOLVIMENTO DO LETRAMENTO EM AVALIAÇÃO DE LÍNGUAS A PARTIR DE UM PROTOCOLO DE REFINO DE CORREÇÕES. fólio - Revista De Letras, 11(1). https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5126

Edição

Seção

VERTENTES & INTERFACES II: Estudos Linguísticos e Aplicados