SABERES NECESSÁRIOS AO PROFESSOR PARA AVALIAR A APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS NA SALA DE AULA DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS

Autores

  • Juliana Reichert Assunção Tonelli Universidade Estadual de Londrina (Uel)
  • Gladys Quevedo-Camargo Universidade de Brasília (UnB)

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5134

Resumo

Nas últimas décadas, tem havido um crescimento significativo do ensino de línguas estrangeiras para crianças no Brasil, em especial da língua inglesa. Considerando o letramento em avaliação um elemento essencial no ensino e na aprendizagem, neste artigo discutimos o letramento em avaliação do professor nesse campo do conhecimento. Os dados foram gerados por meio de um questionário, o qual foi respondido por 151 professores de todo o país. O questionário original consiste de 70 assertivas acerca de uma ampla variedade de assuntos relacionados a avaliação da aprendizagem de línguas estrangeiras por crianças. Para esse artigo, o qual objetiva apresentar um recorte de uma pesquisa mais ampla sobre letramento em avaliação, selecionamos quatro afirmativas as quais, do nosso ponto de vista, são conhecimentos cruciais para o trabalho docente e para a integração do ensino, aprendizagem e avaliação: 1. saber utilizar avaliações para guiar os objetivos do ensino ou da aprendizagem; 2. saber utilizar as avaliações para avaliar o progresso na aprendizagem de línguas; 3. saber utilizar as avaliações para diagnosticar os pontos fortes e fracos dos alunos; e  4. saber utilizar as avaliações para motivar a aprendizagem dos alunos. Os resultados mostraram que a grande maioria dos participantes considera que não sabem ou sabem pouco sobre os quatro assuntos, o que indica a necessidade urgente de oferecer formação inicial ou continuada para aqueles que ensinam LEC no Brasil.

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Biografia do Autor

Juliana Reichert Assunção Tonelli, Universidade Estadual de Londrina (Uel)

Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (Uel). Professora Adjunta da Universidade Estadual de Londrina.

Gladys Quevedo-Camargo, Universidade de Brasília (UnB)

Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (Uel). Professora adjunta do Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução (LET) e coordenadora do Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada (PGLA) da Universidade de Brasília (UnB).

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Publicado

2019-08-25

Como Citar

Reichert Assunção Tonelli, J., & Quevedo-Camargo, G. (2019). SABERES NECESSÁRIOS AO PROFESSOR PARA AVALIAR A APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS NA SALA DE AULA DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS. fólio - Revista De Letras, 11(1). https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5134

Edição

Seção

VERTENTES & INTERFACES II: Estudos Linguísticos e Aplicados