INGLÊS COMO LÍNGUA FRANCA: DA CENA DO MUNDO PARA A CENA DA SALA DE AULA

Autores

  • Polyanna Castro Rocha Alves Universidade do Estado da Bahia (Uneb)
  • Sávio Siqueira Universidade Federal da Bahia (Ufba)

Resumo

Para atender à comunidade global, a Língua Inglesa (LI) passou a ter papéis e funções diferentes, dando lugar a uma variedade de ingleses que se desenvolve em cenários distintos com suas próprias normas. Por esta perspectiva, o presente artigo tem como propósito ressaltar a relevância da LI na atual configuração mundial, salientar os princípios orientadores do Inglês como Língua Franca (ILF) e acentuar as implicações pedagógicas da visão de inglês que inclui o mundo. A literatura utilizada para embasar e direcionar o trabalho está fundamentada na produção de pesquisadores afiliados aos recentes estudos sobre o ILF como Seidlhofer (2003, 2004, 2011), Jenkins (2006, 2007, 2009), Widdowson (1994), Siqueira (2011), Sifakis (2014), só para citar alguns. A partir da discussão empreendida, será possível compreender os potenciais desafios e as novas prioridades que incorrem sobre o ensino de LI na era pós-moderna.

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Biografia do Autor

Polyanna Castro Rocha Alves, Universidade do Estado da Bahia (Uneb)

Mestre em Língua e Cultura pela Universidade Federal da Bahia (Ufba). Professora Auxiliar da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Campus VI.

Sávio Siqueira, Universidade Federal da Bahia (Ufba)

Doutor em Letras e Linguística pela Ufba. Professor Adjunto IV do Departamento de Letras Germânicas do Instituto de Letras da Ufba.

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Publicado

2018-02-24

Como Citar

Alves, P. C. R., & Siqueira, S. (2018). INGLÊS COMO LÍNGUA FRANCA: DA CENA DO MUNDO PARA A CENA DA SALA DE AULA. fólio - Revista De Letras, 8(1). Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2873