O CAMINHO DA APRENDÊNCIA E AS CONTRIBUIÇÕES DAS NEUROCIÊNCIAS
Resumo
Este artigo alicerça-se numa metáfora usada como isóforo. Explicita o processo de aprendizagem de cada época enfatizando as teorias correspondentes, bem como as contribuições das neurociências. Faz correlações, por isomorfismo, entre as teorias da aprendizagem e os questionamentos do ilustre visitante da Idade Média. Numa breve incursão migra do como ensina a Escola, focado nas teorias que privilegiam o ENSINO, à metacognição quando se aprende o que é APRENDER. Parte da abordagem empiricista, quando a escola tradicional e transmissiva teve o seu primado na memorização e na intervenção do professor bem preparado e estabelece um nexo entre educação e plasticidade cerebral nas teorias éico-construtivistas, em especial na histórico-cultural de Vygotski (1996). Evidencia o agora, instante em que o funcionamento do cérebro começa a ser explicitado e a ideia de que cérebro, mente e contexto, num só construto influencia na aprendizagem do sujeito.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2018-04-06
Como Citar
Sampaio, M. R. de R. (2018). O CAMINHO DA APRENDÊNCIA E AS CONTRIBUIÇÕES DAS NEUROCIÊNCIAS. fólio - Revista De Letras, 3(2). Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/3492
Edição
Seção
ENSAIOS
Licença
Copyright (c) 2018 fólio - Revista de Letras
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.