Turismo e segregação socioespacial: o caso de Porto Seguro-Bahia
DOI:
https://doi.org/10.22481/rg.v6.e2022.e10665Palavras-chave:
Turismo, Segregação socioespacial, Espaço urbano, Urbanização, Ensino de GeografiaResumo
A cidade é produzida por todos, contudo, a mesma não é consumida igualmente. Partindo dessa premissa, buscou-se através deste artigo discutir o espaço urbano da cidade de Porto Seguro-Bahia e o papel da atividade turística na segregação socioespacial muito presente neste território. Para atingir o objetivo proposto, foi realizada uma revisão bibliográfica acerca das temáticas: espaço urbano, segregação socioespacial, turismo e urbanização de Porto Seguro. Visando entender a partir de que momento a cidade passa a ser organizada em espaços turísticos e não turísticos, e quais os fatores que influenciaram na fragmentação desse espaço.
Downloads
Metrics
Referências
BISPO, A. S. Dimensões da prática do turismo na cidade de Porto Seguro e os reflexos na vida da população residente. 2020. 114 f. Dissertação (Mestrado em Estado e Sociedade) – Programa de Pós-Graduação em Estado e Sociedade, Universidade Federal do Sul da Bahia, Porto Seguro, 2020.
CARLOS, A. F. A. A cidade. 8ª Ed. 2ª reimpressão São Paulo: Contexto, 2009.
CORRÊA, R. L. O Espaço Urbano. São Paulo, Ática, 1989.
FONTES, E. O. Desigualdades regionais no extremo sul da Bahia: desafios e oportunidades. Anais da Associação dos Geógrafos Brasileiros. v. 1, p. 420-430, 2005.
GADOTTI, M. Boniteza de um sonho: Ensinar e aprender com sentido. Novo Hamburgo: Feevale, 2003.
IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ba/porto-seguro/historico>. Acesso em: 05 dez. 2021.
IPHAN –História - Porto Seguro . 2014. Disponível em: <http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/1402/> Acesso em: 05 dez. 2021.
IPHAN – Conjuntos Urbanos Tombados. Porto Seguro . 2014 <http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/1402/> Acesso em: 05 dez. 2021
PEREIRA, A. O cotidiano do trabalhador e a espacialidade da cidade mercadoria. 2017. Tese, (Doutorado em Geografia) Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas- Universidade do Estado de São Paulo, São Paulo , 2017.
RODRIGUES, A. M. Desigualdades socioespaciais – a luta pelo direito à cidade. Cidades 2007; 4(6):73-88.
ROSCOCHE, L. F. Turismo urbano e a segregação socioespacial: revisitando problemáticas. VII Seminário de Pesquisa em Turismo do Mercosul (Turismo e Paisagem: relação complexa). Novembro. Universidade de Caxias do Sul, RS. 2012.
SANTOS, J. S; MATOS, B. V. Porto Seguro: processo de urbanização, as novas espacialidades, desenvolvimento e turismo. In: I Simpósio Cidades Médias e Pequenas da Bahia, 2009, Salvador. Anais do I Simpósio Cidades Médias e Pequenas da Bahia - Produção de usos do espaço em médias e pequenas cidades da Bahia: teorias, metodologias e experiências. Salvador, 2009. v. 1.
SILVA, M. R. O Turismo e a Produção do Espaço. In: 12 EGAL - Encuentro de Geógrafos de América Latina, 2009, Montevideo. Caminando en una América Latina en transformación, 2009.
VILLAÇA, F. Espaço intra-urbano no Brasil. 2 ed. São Paulo: Studio Nobel; FAPESP: Lincoln Institute, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Da Revista Geopauta e do(s) Autor(es)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Dos Direitos Autorais
Os autores mantêm os direitos autorais de forma irrestrita e concedem à Geopauta a primeira publicação com o trabalho simultaneamente licenciado em CC BY.que permite que outros compartilhem com reconhecimento da autoria de cada autor na publicação inicial nesta revista.
Propriedade Intelectual e Termos de uso
Geopauta adota a política de Acesso Livre em Conformidade com o Acesso Aberto- OAC recomendado pelo DOAJ e em conformidade com os Critérios SciELO, sob uma licença Creative Commons CC By Attribution 4.0 International License, permitindo acesso gratuito imediato ao trabalho e permitindo que qualquer usuário leia, baixe, copie, distribua, imprima, pesquise ou vincule aos textos completos dos artigos, rastreie-os para indexação, passe-os como dados para software ou use-os para qualquer outra finalidade legal.
Geopauta atribui a licença CC BY. onde é permitido sem restrições:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial. desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.