COMPORTAMENTO DE COMPRA DO CONSUMIDOR HOMOAFETIVO
DOI:
https://doi.org/10.22481/rg.v1i2.2277Palavras-chave:
Consumidor; Comportamento de compra; HomoafetivoResumo
O consumo tem se mostrado cada vez mais presente no cotidiano das pessoas e o mercado vem oferecendo diferentes formas de compra, produtos e serviços diversificados. A população vem mudando sua concepção de compra, atribuindo novos valores e tomando posse de direitos conquistados. Diante disso, o presente estudo objetivou analisar os fatores que influenciam o comportamento de compra do consumidor homoafetivo conquistense no segmento do varejo da moda. Os resultados apontaram que os consumidores homoafetivos entrevistados são jovens, com renda relativamente média, com escolaridade em processo de aprimoramento. Suas compras são realizadas em lojas físicas do comércio local, onde compram frequentemente produtos de vestuário.
Downloads
Metrics
Referências
ARAÚJO, Karla. O consumo homoafetivo no interior baiano: um estudo de caso com portadores de diploma de nível superior. 2011. 69 f. Monografia (Graduação em administração) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista, 2011.
COBRA, Marcos. Marketing Básico: Uma perspectiva brasileira. 4.ed. São Paulo: Atlas, 1997.
COBRA, Marcos. Administração de Marketing no Brasil. 1.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2015
COUTINHO, Jussara. Oito razões para valorizar o Mercado LGBT. Idéia de marketing 7 de nov, 2012. Disponível em:< http://www.ideiademarketing.com.br/2012/11/07/oito-razoes-para-valorizar-o-mercado-lgbt-lesbicas-gays-bissexuais-e-transgeneros/> Acesso em: 17 de março de 2017.
CHIOZZOTTI, A. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 2 ed. São Paulo: Cortez, 1995.
DIAS, Sergio Roberto. Gestão de Marketing. São Paulo: Saraiva, 2003.
DÓRIA, Felipe Alessandro; ANDERY, Agostinho; PEREIRA, Everson Danilo. Marketing. Caminho para a satisfação e fidelização do cliente. UNISEPE, Pouso Alegre, MG, 7 ed, p.31-38, set.2013.
DELLARMELIN, Mateus; BETENCOURT, Maria Goreti. Atributos de Compra do Consumidor Homossexual para o Segmento de Vestuário. In: MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO,15., 2015, Caxias do Sul.. Anais... Caxias do sul: Programa de Pós-Graduação USC Programa de Pós-Graduação USC, 2015. 1- 11.
DRUCKER, Peter: Filosofia e métodos. São Paulo, Pioneira, 1976.
FEITOSA, Alexandre. Homossexualidade e Homoafetividade: Existe Diferença?. Mistério Teologia Inclusiva, Brasília, junho de 2015. Disponível em: <http://teologiaeinclusao.blogspot.com.br/2015/06/homossexualidade-e-homoafetividade.html>
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.
KOTLER, Philip. Administração de marketing: análise, planejamento, implementação e controle. 5 ed. São Paulo: Atlas, 1998.
KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princípios do Marketing. 9 ed. São Paulo: Atlas 2003.
_____ . Princípios de Marketing. 12 ed. São Paulo: Pearson Education, 2007.
KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane Administração de marketing. 14 ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.
KRUGMAN, Paul; WELLS, Robin. Introdução à Economia. Rio de Janeiro: . Elsevier, 2007.
LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Administração de marketing: conceitos, planejamento e aplicações à realidade brasileira. 1ed. São Paulo: Atlas, 2008.
LIMEIRA, Tania MariaVidigal. Comportamento do consumidor brasileiro. São Paulo: Saraiva, 2008.
MANZINI, E. J. A entrevista na pesquisa social. Didática, São Paulo, v. 26/27, p. 149-158, 1990.
MANKIN, N. Gregory. Introdução à economia. 3. ed. São Paulo: Cegange Learning, 2009.
MONTEIRO, Edvaldo. Entretenimento noturno gls: Uma análise das condições de oferta e da demanda de 2013 na cidade de Vitória da Conquista – BA. 2013. 118 f. Monografia ( Graduação em economia) – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista, 2013.
MORAIS, Claudia Mendes Galdino de Brasil. O consumidor gay no mercado da moda. In: COLÓQUIO DE MODA, n.13, 2013, Bauru. Anais.... Bauru: ABPEM, 2013. 1-11.
OLIVEIRA, Tânia Modesto Veludo. Amostragem não Probabilística: Adequação de Situações para uso e Limitações de amostras por Conveniência, Julgamento e Quotas. Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado FECAP - FEA USP, São Paulo, v.2, n 3, p.5, julho/agosto/setembro - 2001.
PEREGRINO, Fernanda. Oportunidade de negócio: consumidor gay gasta 3x mais que hetero e adora moda. Sebrae, abril, 2016. Disponível em: http://www.sebraemercados.com.br/oportunidade-de-negocio-consumidor-gay-gasta-3x-mais-que-hetero-e-adora-moda/. Acesso em: 02 de março de 2017.
ROSSETTI, José Paschoal. Introdução à economia. 17 ed. São Paulo: Atlas, 1997.
SANDHUSEN, Richard L. Marketing Básico. São Paulo: Saraiva, 1998.
SCRIVANO, Roberta; SORIMA NETO, João. Potencial de compras LGBT é estimado em R$ 419 bilhões no Brasil. O Globo, Rio de janeiro, 06 abril de 2016
Disponível em: < http://oglobo.globo.com/economia/potencial-de-compras-lgbt-estimado-em-419-bilhoes-no-brasil-15785227#ixzz4Z4Bok3XM > . Acesso em 15 de fevereiro de 2017
VERSATI, Felipe. Público Gay. Será que as marcas já saíram do armário?. InfoBranding, São José dos campos, 24, out. 2013.Disponível em:< http://www.infobranding.com.br/publico-gay-sera-que-as-marcas-ja-sairam-do-armario/>Acesso em: 20 de agosto de 2016
VIEIRA, Valter Afonso. Comportamento do Consumidor. Rev. adm. contemp. Curitiba v.6, n..3, Sep. Dec. 2002
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Da Revista Geopauta e do(s) Autor(es)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Dos Direitos Autorais
Os autores mantêm os direitos autorais de forma irrestrita e concedem à Geopauta a primeira publicação com o trabalho simultaneamente licenciado em CC BY.que permite que outros compartilhem com reconhecimento da autoria de cada autor na publicação inicial nesta revista.
Propriedade Intelectual e Termos de uso
Geopauta adota a política de Acesso Livre em Conformidade com o Acesso Aberto- OAC recomendado pelo DOAJ e em conformidade com os Critérios SciELO, sob uma licença Creative Commons CC By Attribution 4.0 International License, permitindo acesso gratuito imediato ao trabalho e permitindo que qualquer usuário leia, baixe, copie, distribua, imprima, pesquise ou vincule aos textos completos dos artigos, rastreie-os para indexação, passe-os como dados para software ou use-os para qualquer outra finalidade legal.
Geopauta atribui a licença CC BY. onde é permitido sem restrições:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial. desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.