O ENSINO DE GEOGRAFIA E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NOS ANOS INICIAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/rg.v2i1.3858

Palavras-chave:

Aprendizagem Significativa. Ensino de Geografia. Geografia do cotidiano.

Resumo

A aprendizagem é um processo inerente ao aluno que deve assumir a função de questionar, dialogar e aprender. Com os avanços tecnológicos, a sociedade tem passado por transformações que resultam em práticas pedagógicas e construção de novos saberes. Na escola, a Geografia traz uma leitura de mundo aos educandos privilegiando a relação sociedade e natureza. Este artigo tem por objetivo compreender como acontece a aprendizagem significativa nos anos iniciais a partir do ensino de Geografia e baseia-se nas ideias de Straforini (2001), Ponthuscka (2007), Freire (1996), dentre outros. A aprendizagem é considerada significativa quando se relaciona com os outros conceitos e suposições relevantes, disponíveis na mente do estudante, no qual servem de suportes para que sejam introduzidas novas aprendizagens.

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Referências

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Publicado

2018-06-02

Como Citar

OLIVEIRA, C. da S.; SAMPAIO, A. V. O. O ENSINO DE GEOGRAFIA E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NOS ANOS INICIAIS. Geopauta, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 110-121, 2018. DOI: 10.22481/rg.v2i1.3858. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/geo/article/view/3858. Acesso em: 30 nov. 2020.

Edição

Seção

Artigos de demanda Contínua