Desenvolvimento rural e políticas públicas de acesso a água no Nordeste: um estudo do programa água para todos em Aracatu-BA
DOI:
https://doi.org/10.22481/rg.v3i1.5372Palavras-chave:
Desenvolvimento Rural , Políticas Públicas , Acesso a águaResumo
O presente estudo busca analisar o desenvolvimento rural por meio das políticas públicas e como essas emergem no espaço rural do Nordeste brasileiro, e toma como base uma pesquisa realizada no município de Aracatu – BA com a implantação do Programa Água para Todos, na construção de cisternas de captação de água da chuva que tem modificado a dinâmica das famílias residents no espaço rural. Utiliza-se como aporte teórico, Alcantara, Costa (2010) Araujo (2000), Schneider (2004). Os procedimentos metodológicos adotados foram: aplicação de questionários, pesquisa documental e elaboração de gráficos, tabelas, quadros e mapas para a análise e considerações do trabalho. Destarte, as políticas públicas de acesso à água têm configurado uma nova realidade para as famílias rurais de Aracatu-BA.
Palavras-chave: Desenvolvimento rural. Políticas públicas. Acesso à água.
Downloads
Metrics
Referências
ANDRADE, M. C. A terra e o homem no Nordeste: Contribuições ai estudo da questão agrária no Nordeste. 7 ed. rev. E aumentada. São Paulo: Cortez, 2005.
ARAÚJO, T. B. Ensaios sobre o desenvolvimento brasileiro: heranças e urgências. Rio de Janeiro. Editora Revan. 2000, 392p.
CARVALHO, D. M. COSTA, J. E. BRITO, V. A. Crédito rural voltado à agricultura familiar e ao desenvolvimento espacial em Sergipe. In: CARVALHO, D. M. ALCANTARA, F. V. COSTA, J. E. Contextos do Espaço Rural no Nordeste. São Cristóvão: Editora UFS, 2014. p 67-98.
IBGE. Censo Demográfico 2010. Rio de Janeiro: IBGE, 2011.
IRPAA. A Busca da Água no Sertão: Convivendo com o Semi-Árido. Juazeiro, BA: IRPAA, 2001.
SCHNEIDER, S. A abordagem territorial do desenvolvimento rural e suas articulações externas. Sociologias, Porto Alegre, ano 6, nº 11, jan/jun 2004, p. 88-125.
SILVA, J. L. SILVA, L. O. CARVALHO, D. M. Políticas públicas voltadas ao homem simples do Nordeste: caso dos assentados do Nossa senhora Aparecida e Jacaré-Curitiba/ SE. In: CARVALHO, D. M. ALCANTARA, F. V. COSTA, J. E. Contextos do Espaço Rural no Nordeste. São Cristóvão: Editora UFS, 2014. p 133-156.
SOUZA, M. L. A teorização sobre o desenvolvimento em uma época de fadiga teórica, ou: sobre a necessidade de uma “teoria aberta” do desenvolvimento sócio-espacial. In: Território. Nº 1, VOL, 1 – JUL/DEZ. 1996. p.5-22
SOUZA, R. S. S. O desenvolvimento territorial rural e as políticas agrícolas nos municípios sergipanos de Simão Dias e de Poço Verde: Os territórios rurais sobre o dilema produtivista e as estratégias de ação coletivo-Institucional. In: CARVALHO, D. M. ALCANTARA, FV. COSTA, J. A. Desenvolvimento territorial, agricultura e sustentabilidade no nordeste. São cristovão: Editora UFS, 2010. p 245-274.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Da Revista Geopauta e do(s) Autor(es)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Dos Direitos Autorais
Os autores mantêm os direitos autorais de forma irrestrita e concedem à Geopauta a primeira publicação com o trabalho simultaneamente licenciado em CC BY.que permite que outros compartilhem com reconhecimento da autoria de cada autor na publicação inicial nesta revista.
Propriedade Intelectual e Termos de uso
Geopauta adota a política de Acesso Livre em Conformidade com o Acesso Aberto- OAC recomendado pelo DOAJ e em conformidade com os Critérios SciELO, sob uma licença Creative Commons CC By Attribution 4.0 International License, permitindo acesso gratuito imediato ao trabalho e permitindo que qualquer usuário leia, baixe, copie, distribua, imprima, pesquise ou vincule aos textos completos dos artigos, rastreie-os para indexação, passe-os como dados para software ou use-os para qualquer outra finalidade legal.
Geopauta atribui a licença CC BY. onde é permitido sem restrições:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial. desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.