GEOGRAFIA DO COTIDIANO: O ENSINO DOS CONTEÚDOS GEOGRÁFICOS MEDIANTE A TÉCNICA DA TEMPESTADE DE IDEIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/rg.v3i2.5643

Palavras-chave:

Ensino. Geografia. “Tempestade de ideias”.

Resumo

Este artigo aborda sobre o uso da “tempestade de ideias” no ensino de Geografia.  Essa técnica é de origem paradidática e ao adequá-la para o ensino, é possível usá-la com os alunos, despertando seus interesses pelos conteúdos mediante problematizações referentes a seus cotidianos e a eventos externos aos seus espaços vividos, desde que abarquem os seus saberes. Assim, esteve proposto a verificação da eficiência desse recurso quanto a essa função pedagógica. Mediante a prática realizada, é plausível efetivar a sua aplicação ao identificar que os alunos se tornaram mais participantivos nas aulas e, consequentemente, aprenderam os conteúdos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Cícero Antonio Jatanael da Silva Tavares, Universidade Regional do Cariri - URCA - Brasil

Graduado em Geografia pela Universidade Regional do Cariri - URCA

Referências

AVELAR, Alessandra Cândida. A motivação do aluno no contexto escolar. Anuário de produções acadêmico-científicas dos discentes da Faculdade Araguaia. Goiânia, v. 3, n, 1, p. 71-90, 2014. Disponível em: <http://www.faculdadearaguaia.edu.br/sipe/index.php/anuario/article/view/271/244> Acesso em: 15/09/2019.
CAVALCANTI, Lana de Sousa. A Geografia e a realidade escolar contemporânea: avanços, caminhos, alternativas. In: I seminário nacional: currículo em movimento – perspectivas atuais. Anais... Belo Horizonte: UFG, 2010. p. 1-16. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=7167-3-3-geografia-realidade-escolar-lana-souza&category_slug=dezembro-2010-pdf&Itemid=30192> Acesso em: 12/09/2019.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1992.
LIMA, Janete Aparecida de; THOMAZ, Sérgio Luiz. O estudo do lugar e a formação do aluno cidadão. In: PARANÁ, Secretaria de Estado da Educação. O professor PDE e os desafios da escola pública paranaense: produções didático-pedagógica, 2008. Curitiba: SEED/PR., v. 2, 2011. (Caderno PDE). Disponível em: <http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/producoes_pde/artigo_janete_aparecida_lima.pdf> Acesso em: 15/09/2019.
MAZZOTTI, Karla; BROEGA, Ana Cristina; GOMES, Luiz Vidal Negreiros. A Exploração da Criatividade, através do uso da técnica de brainstorming, adaptada ao processo de criação em moda. In: 1º Congresso Internacional de Moda e Design – 1º CIMODE. Anais... Guimarães/Portugal, 2012. p. 2970-2987. Disponível em: <https://core.ac.uk/download/pdf/55622453.pdf> Acesso em: 12/09/2019.
NÓBREGA, Maria de Magdala; LOPES NETO, Davi; SANTOS, Sergio Roberto dos. Uso da técnica de Brainstorming para tomada de decisões na equipe de enfermagem de saúde pública. Revista Brasileira de Enfermagem. Brasília, v. 50, n. 2, p. 247-256, abr./jun. 1997. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/reben/v50n2/v50n2a09.pdf> Acesso em: 11/09/2019.
SILVA, Vânia Regina Jorge da. Os conceitos geográficos e sua importância na formação do professor para uma didática escolar. Revista Digital Simonsen. Rio de Janeiro, n. 4, 2016. Disponível em: <http://www.simonsen.br/revista-digital/wp-content/uploads/2016/06/45-Revista-Simonsen_N4-Vânia-Regina.pdf> Acesso em: 15/09/2019.
TOZETTO, Susana Soares. Docência e formação continuada. In: XIII Congresso Nacional de Educação. Anais... Curitiba, 2017. Disponível em: <https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2017/23503_13633.pdf> Acesso em: 12/09/2019.

Downloads

Publicado

2019-12-08

Como Citar

TAVARES, C. A. J. da S. GEOGRAFIA DO COTIDIANO: O ENSINO DOS CONTEÚDOS GEOGRÁFICOS MEDIANTE A TÉCNICA DA TEMPESTADE DE IDEIAS. Geopauta, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 127-141, 2019. DOI: 10.22481/rg.v3i2.5643. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/geo/article/view/5643. Acesso em: 22 nov. 2024.