Socio-environmental impacts in the eastern amazon: a look at steelmaking activity in the Piquiá de Baixo community - Açailândia (MA)
DOI:
https://doi.org/10.22481/rg.v3i4.5781Keywords:
Impactos socioambientais. Siderurgias. Piquiá (MA)Abstract
Este trabalho aborda a questão do desenvolvimento econômico, buscando enfatizar a implantação de grandes projetos na Amazônia Oriental, em especial, os empreendimentos siderúrgicos, além disso, retrata os impactos decorrentes de tais iniciativas. Dessa forma, o objetivo central deste estudo é analisar o processo de implantação de siderúrgicas na cidade de Açailândia - MA e as consequências não só ambientais, como também sociais, culturais e territoriais que acabam por afetar diretamente as populações adjacentes, em especial a comunidade Piquiá de Baixo. Por se tratar de uma pesquisa de cunho qualitativo, adotou-se como estratégias metodológicas, a pesquisa bibliográfica, além da observação simples e a análise de dados levantados junto à comunidade.
Downloads
Metrics
References
BECKER, B. K. Dinâmica urbana na Amazônia. In: ______Clécio Campolina Diniz, Mauro Borges Lemos. Economia e território. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005, p. 401-428.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 1ed. – 17 reimpr. São Paulo: Atlas, 2008.
GUERRA, E. L. A. Manual de pesquisa qualitativa. Belo Horizonte: Anima Educação, 2014.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Informações estatísticas sobre o município de Açailândia/MA. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/home/. Acesso em: 11 de fevereiro de 2019.
MINAYO, M. C. S. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2009.
PESTANA, T. V. Os impactos socioambientais decorrentes da atividade siderúrgica na comunidade Pequiá de Baixo em Açailândia/MA. (Dissertação de Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento). Centro universitário Univates, 2013. 133p.
REDE JUSTIÇA NOS TRILHOS. Piquiá de Baixo luta há 10 anos por reassentamento longe da poluição. Disponível em: http://justicanostrilhos.org/2018/01/22/piquia-de-baixo-luta-ha-10-anos-por-reassentamento-longe-da-poluicao. Acesso em: 18 fev. 2019.
ROCHA, M. R. V. S; SILVA, D. C. O; LOIOLA, E. AMAZÔNIA ORIENTAL: impactos socioambientais em Pequiá de Baixo no Município de Açailândia-MA. Acta ambiental catarinense, v. 12, n. 1/2, p. 1-14, 2015.
SOUSA, J. M. Aspectos históricos da urbanização de Imperatriz. In: _____ A cidade na região e a região na cidade: a dinâmica socioeconômica de Imperatriz e suas implicações na região Tocantina. Imperatriz, MA: Ética, 2009.
SOUSA, F. C; VACOVSKI, E; SOARES, F. S. PEQUIÁ DA CONQUISTA: a vitória dos de baixo contra os gigantes de ferro. Observatório, v. 3, n. 2, p. 417-453, 2017.
VIEIRA, S. Açailândia, eixo do Maranhão Imperatriz: Ética Editora, 2010. Disponível em: <www.justi_canostrilhos.org>. Acesso em: 15 abril. 2018.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 Geopauta

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direitos Autorais
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution 4.0 International License. que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)
- Os Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.