CARTOGRAFIA ESCOLAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA: CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS GEOGRÁFICOS POR MEIO DO ESTUDO DO LUGAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/rg.v3i2.5814

Palavras-chave:

Ensino de Geografia. Cartografia Escolar. Lugar.

Resumo

Diante do atual cenário mundial associado aos avanços técnicos e científicos, surge novos desafios para identificação e explicação de metodologias para o desenvolvimento do conhecimento geográfico. Nesse contexto a linguagem dos mapas aparece como uma possibilidade do estudo do lugar, a partir da elaboração de conceitos geográficos tomando como referência o espaço de vivência. Este trabalho tem por objetivo destacar a relevância dos materiais cartográficos para o ensino da Geografia a partir de representações do lugar para mobilização do pensamento espacial. O desenvolvimento desta pesquisa se deu a partir de estudos do material cartográfico do atlas escolar do município de Jacobina-Bahia. As análises revelam a contribuição da Cartografia Escolar na compreensão de conceitos geográficos com ênfase nos aspectos do lugar

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Kaiky Rodrigues da Silva Nunes, Universidade do Estado da Bahia -UNEB -Bahia - Brasil

Graduando em Geografia– Universidade do Estado da Bahia- Brasil 

Josiane Jordão Silva, Universidade do Estado da Bahia -UNEB -Bahia - Brasil

Graduada pela Universidade do Estado da Bahia -UNEB -Bahia - Brasil  

Joseane Gomes de Araújo, Universidade do Estado da Bahia -UNEB -Bahia - Brasil

Doutoranda em Geografia pela Universidade Estadual  Paulista- UNESP. Professora da Universidade do Esatado da Bahia-Campus IV. Brasil

Referências

ALMEIDA Rosângela Doin de. Do Desenho ao Mapa: Iniciação cartográfica na escola. Editora Contexto. 3. ed. São Paulo, 2004. 115 p.
ALMEIDA Rosângela Doin de. Cartografia para crianças e escolares: uma área de conhecimento? Revista Brasileira de Educação em Geografia, Campinas, v. 7, n. 13, p. 10-20, jan./jun., 2017.
DUARTE, Ronaldo Goulart. A cartografia escolar e o pensamento (geo)espacial: alicerces da educação geográfica.In: ASCENÇÃO, Valéria de Oliveira roque et al. (Orgs.) Conhecimentos da Geografia: percursos de formação docente e práticas na educação básica. Belo Horizonte: IGC, 2017. P. 28-52.
FRANCISCHETT, Mafalda Nesse. A Cartografia no ensino da Geografia: construindo os caminhos do cotidiano. Grafit. Francisco Beltrão –Pr. 1997.
FERREIRA, Rodrigo, Mazzetti; ZACHARIAS, Andrea Aparecida. As contribuições da cartografia no estudo da paisagem no município de Ourinhos/SP: propostas para discussões nas séries iniciais. Revista Eletrônica de Geografia Territorium Terram. V. 02, Nº 03, p.66-74|Out./Mar. 2013/2014. Disponível em: http://www.seer.ufsj.edu.br/index.php/territorium_terram. Acesso em: 03 agos. 2019.
CALLAI, Helena C. O estudo do município ou a Geografia nas séries iniciais. In: CASTROGIOVANI, Antonio C (org.). Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. 3 ed. Porto Alegre: UFRGS/AGB-Seção Porto Alegre, 2000. P. 57-64.
OLIVEIRA, Lidiane Bezerra. Ensinar sobre a concentração e a desconcentração industrial utilizando a cartografia. In: RICHTER, Denis; CAMPOS, Laís rodrigues (Orgs.) Cartografia Escolar. Goiânia: Editora espaço acadêmico, 2017. P. 11-28.

Downloads

Publicado

2019-11-30

Como Citar

RODRIGUES DA SILVA NUNES, K.; SILVA, J. J.; ARAÚJO, J. G. de. CARTOGRAFIA ESCOLAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA: CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS GEOGRÁFICOS POR MEIO DO ESTUDO DO LUGAR. Geopauta, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 42-51, 2019. DOI: 10.22481/rg.v3i2.5814. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/geo/article/view/5814. Acesso em: 17 abr. 2024.