PIRÂMIDE DE VEGETAÇÃO COMO BASE PARA ESTUDO BIOGEOGRÁFICO NA MICRORREGIÃO DE BOQUIM/SE
DOI:
https://doi.org/10.22481/rg.v3i3.5825Palavras-chave:
Paisagem. Biogeografia. Dinâmica SocioambientalResumo
A estruturação do artigo tem como pressuposto a importância da natureza para a sociedade, posto que esta relação tem gerado impactos, descontrole e desequilíbrio. O objeto central considera a análise da vegetação em sua composição da Microrregião de Boquim-SE, considerando as unidades de paisagem, suas características biofísicas, aptidão territorial e manifestações culturais. É parte de uma tese de doutoramento. Por fim considera-se operacional a construção de pirâmides de vegetação, como amostra de análise para avaliar evolução, equilíbrio, progressão e regressão dos estratos em dinâmica com o solo, exposição solo clima, declividade, geologia e ação antrópica. Enfim, base de compreensão da dinâmica ambiental regional
Downloads
Metrics
Referências
BERTRAND G. Pour une étude géographique de lá végetation R.G.P.S. – O. Fasc, 2 ed. p. 129-143,1966.
BRAUN-BLANQUET, J. (1979) - Fitossociologia. Bases para el estudio de las comunidades vegetales. Ed. Blume. Madrid.
FORZZA, R.C., et al. Bromeliaaceae. In: Lista de espécies da Flora do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Rio de janeiro, 2014. http// floradobrasil.jbgj.gov.br/2012/FB000066, (acesso em 01-02-2018).
FROLOVA, Marina; BERTRAND, Georges. Geografía y Paisaje. In: IERNAUX, Daniel; LINDÓN, Alicia (Org.). Tratado de Geografia Humana. Anthropos Editorial. México, 2006.
GONÇALVES, Diogo Laercio, et al. Análise da estrutura vegetal a partir da representação cartográfica com uso de pirâmides de vegetação. XI-ENCONTRO NACIONAL DA ANPEGE. Anais [....] Presidente Prudente/SP. 2015. http://www.enanpege.ggf.br/2015/anais/arquivos/15/445.pdf. Acesso em 12/04/2018.
MARTINS, F. R. Fitossociologia de Floresta no Brasil um Histórico Bibliográfico. Pesquisas – Série Botânica 40. São Paulo, 1989. MARTINS, S. V. Recuperação de Matas Ciliares. In: Martins, S. V.; Vieira, E. A. (Eds.). Aprenda fácil. Viçosa, 2001.
MORI, S. A. et al. Comparation and structure of an eastern Amazonian forest at Camapi, 1989.
PASSOS, Messias Modesto dos. Biogeografia e Paisagem. 2.ed. Presidente Prudente/SP: PPGE, 2003.
SILVA, Alda Lisboa de Matos. Estruturação socioambiental na microrregião de Boquim/SE Tese (Doutorado em Geografia) São Cristóvão Sergipe 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Da Revista Geopauta e do(s) Autor(es)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Dos Direitos Autorais
Os autores mantêm os direitos autorais de forma irrestrita e concedem à Geopauta a primeira publicação com o trabalho simultaneamente licenciado em CC BY.que permite que outros compartilhem com reconhecimento da autoria de cada autor na publicação inicial nesta revista.
Propriedade Intelectual e Termos de uso
Geopauta adota a política de Acesso Livre em Conformidade com o Acesso Aberto- OAC recomendado pelo DOAJ e em conformidade com os Critérios SciELO, sob uma licença Creative Commons CC By Attribution 4.0 International License, permitindo acesso gratuito imediato ao trabalho e permitindo que qualquer usuário leia, baixe, copie, distribua, imprima, pesquise ou vincule aos textos completos dos artigos, rastreie-os para indexação, passe-os como dados para software ou use-os para qualquer outra finalidade legal.
Geopauta atribui a licença CC BY. onde é permitido sem restrições:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial. desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.