PIRÂMIDE DE VEGETAÇÃO COMO BASE PARA ESTUDO BIOGEOGRÁFICO NA MICRORREGIÃO DE BOQUIM/SE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/rg.v3i3.5825

Palavras-chave:

Paisagem. Biogeografia. Dinâmica Socioambiental

Resumo

A estruturação do artigo tem como pressuposto a importância da natureza para a sociedade, posto que esta relação tem gerado impactos, descontrole e desequilíbrio. O objeto central considera a análise da vegetação em sua composição da Microrregião de Boquim-SE, considerando as unidades de paisagem, suas características biofísicas, aptidão territorial e manifestações culturais. É parte de uma tese de doutoramento. Por fim considera-se operacional a construção de pirâmides de vegetação, como amostra de análise para avaliar evolução, equilíbrio, progressão e regressão dos estratos em dinâmica com o solo, exposição solo clima, declividade, geologia e ação antrópica. Enfim, base de compreensão da dinâmica ambiental regional

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Alda Lisboa de Matos Silva, Universidade Federal de Sergipe - UFS - Brasil

Doutora em Geografia - Universidade Federal de Sergipe: – UFS – Brasil

Josefa Eliane Santana de Siqueira Pinto, Universidade Federal de Sergipe - UFS - Brasil

Professora Doutora, pesquisadora e orientadora da Pós-Graduação em Geografia da UFS.Graduada em Licenciatura Em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (1978), possui graduação em Bacharelado Em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (1980), mestrado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (1986) e doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997). Coordenou o Doutorado e o Mestrado da Universidade Federal de Sergipe (NPGEO). É professor Associado da Universidade Federal de Sergipe,

Gilmara Silva Freire, Universidade Federal de Sergipe - UFS - Brasil

Mestranda em Biologia - Universidade Federal de Sergipe: – UFS – Brasil

Referências

BERTRAND, Claude; BERTRAND, Georges. Uma Geografia transversal e de travessias: o meio ambiente através dos territórios e das temporalidades. Messias Modesto dos Passos (Org.) Maringá. Massoni, 2009.
BERTRAND G. Pour une étude géographique de lá végetation R.G.P.S. – O. Fasc, 2 ed. p. 129-143,1966.
BRAUN-BLANQUET, J. (1979) - Fitossociologia. Bases para el estudio de las comunidades vegetales. Ed. Blume. Madrid.
FORZZA, R.C., et al. Bromeliaaceae. In: Lista de espécies da Flora do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Rio de janeiro, 2014. http// floradobrasil.jbgj.gov.br/2012/FB000066, (acesso em 01-02-2018).
FROLOVA, Marina; BERTRAND, Georges. Geografía y Paisaje. In: IERNAUX, Daniel; LINDÓN, Alicia (Org.). Tratado de Geografia Humana. Anthropos Editorial. México, 2006.
GONÇALVES, Diogo Laercio, et al. Análise da estrutura vegetal a partir da representação cartográfica com uso de pirâmides de vegetação. XI-ENCONTRO NACIONAL DA ANPEGE. Anais [....] Presidente Prudente/SP. 2015. http://www.enanpege.ggf.br/2015/anais/arquivos/15/445.pdf. Acesso em 12/04/2018.
MARTINS, F. R. Fitossociologia de Floresta no Brasil um Histórico Bibliográfico. Pesquisas – Série Botânica 40. São Paulo, 1989. MARTINS, S. V. Recuperação de Matas Ciliares. In: Martins, S. V.; Vieira, E. A. (Eds.). Aprenda fácil. Viçosa, 2001.
MORI, S. A. et al. Comparation and structure of an eastern Amazonian forest at Camapi, 1989.
PASSOS, Messias Modesto dos. Biogeografia e Paisagem. 2.ed. Presidente Prudente/SP: PPGE, 2003.
SILVA, Alda Lisboa de Matos. Estruturação socioambiental na microrregião de Boquim/SE Tese (Doutorado em Geografia) São Cristóvão Sergipe 2019.

Downloads

Publicado

2019-12-02

Como Citar

SILVA, A. L. de M.; PINTO, J. E. S. de S.; FREIRE, G. S. PIRÂMIDE DE VEGETAÇÃO COMO BASE PARA ESTUDO BIOGEOGRÁFICO NA MICRORREGIÃO DE BOQUIM/SE. Geopauta, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 5-21, 2019. DOI: 10.22481/rg.v3i3.5825. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/geo/article/view/5825. Acesso em: 26 abr. 2024.