AVANÇO DO CAPITAL E A BARBÁRIE SOCIETAL NO CAMPO BRASILEIRO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/rg.v3i3.5832

Palavras-chave:

Capital; Trabalho; Camponeses

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar as formas de expansão do capital no campo e suas intervenções sobre o trabalho, buscando relacionar, dialeticamente, o contexto de crise estrutural e a forma de inserção subordinada da economia brasileira na divisão social do trabalho, em que se destaca a produção de produtos primários. Para tanto, em um primeiro momento, será discutida: A expansão do agronegócio e a opção pela produção de comoditties, representando a própria forma de ser da expansão do capital e suas contradições; a precarização e degradação das condições de trabalho. A criminalização e expulsão dos camponeses da terra de trabalho, e toda sorte de violência praticada contra aqueles que lutam para permanecer no campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Suzane Tosta Souza, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia- UESB-BRASIL

Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe-UFS-Brasil. Professora Titular B do Departamento de Geografia/UESB, onde atua nos cursos de Graduação e Pós-Graduação.  Coordena o Grupo de Pesquisa: Luta pelo trabalho, mobilidade, permanência e reprodução da vida nas contradições do urbano, e o Laboratório de Estudos Agrários e Urbanos/UESB e o Laboratório de Estudos Agrários e Urbanos (LEAU/UESB). Pesquisadora do Grupo Estado, Capital, Trabalho e as Políticas de Reordenamentos Territoriais (GPECT/CNPq/UFS).

Alexandrina Luz Conceição, Universidade Federal de Sergipe - UFS - Brasil

Doutora em Geografia pela Universidade de São Paulo- USP-Brail. Professora Emérita da Universidade Federal de Sergipe, onde atua no Curso de Pós-Graduação (PPGEO/UFS) 

Referências

BOMBARDI, Larissa Mies. Atlas: Geografia do Uso de Agrotóxicos no Brasil e Conexões com a União Europeia. Laboratório de Geografia Agrária. FFLCH – USP. São Paulo, 2017. (revisado em julho de 2019).
LESSA, Sérgio. Mundo dos Homens. Trabalho e Ser Social. São Paulo: Instituto Lukacs, 2012.
LUXEMBURGO, Rosa. Introdução à Economia Política. São Paulo: Martins Fontes. 1ª Ed. s/d. Tradução de Carlos Leite.
MARX, Karl. O Capital: crítica da Economia política. Vol. 1, Tomo 1. São Paulo: Abril Cultural, 1983.
MESZAROS, István. Para além do capital. Rumo a teoria da transição. São Paulo: Expressão Popular, 2002.
MITIDIERO JUNIOR, Marco Antonio; MARTINS, Lucas Araújo; SILVA, Ana Mikaelly dos Santos; NASCIMENTO, André Paulo do. Ataques aos direitos dos povos do campo: as ações do Legislativo e Eecutivo Federal. In: Cadernos Conflitos no Campo Brasil 2016. Goiânia: CPT Nacional – Brasil, 2016. 232 páginas ISSN 1676-661X
OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino de. A agricultura Camponesa no Brasil. 2ª Ed. São Paulo: Contexto, 2001.
OLIVEIRA, Transformações territoriais recentes no campo brasileiro. Prova para provimento de Professor Titular. Departamento de Geografia. Universidade de São Paulo, 1998.
PERREIRA, Lara Barros. O processo de criminalização dos movimentos sociais em luta pela terra frente às investidas do capital na (re)produção camponesa. Monografia. (Graduação em Geografia). Departamento de Geografia. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, 2018.
RODRIGUES, Fernanda Oliveira. A Tragédia Faústica do Capital no Campo: Mineração e Conflitos por terra e água nas comunidades camponesas de de Caetité e Pindaí/BA. (Dissertação). Mestrado em Geografia. Programa de Pós-Graduação em Geografia. Departamento de Geografia. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, 2019.

ROTTA, José Heleno. Sobre a oposição entre o rural e o urbano em Marx e sua atualidade. In: Anais do II Encontro Nacional de Economia Política. PUC/SP, 27 a 30 de maio de 1997. P. 459-477. Tradução de Javier González-Pueyo.
SADER, Emir. (Org.) 7 Pecados do Capital. São Paulo: Expressão Popular, 2001.
SOUZA, Suzane Tosta. Da negação ao discurso hegemônico do capital â atualidade da luta de classes no campo brasileiro. Camponeses em luta pela terra no Sudoeste da Bahia. Tese. (Doutorado em Geografia). Núcleo de Pós-Graduação em Geografia. Departamento de Geografia. Universidade Federal de Sergipe. São Cristóvão: SE, 2008.
SOUZA, Suzane Tosta; SANTOS, Jânio Roberto Diniz dos. A face e as múltiplas facetas da barbárie societal no campo brasileiro: algumas considerações. Rev. NERA. Presidente Prudente. V. 21, n. 44, pp.14-38. Set.-Dez./2018 (ISSN: 1806-6755).

Downloads

Publicado

2019-12-08

Como Citar

SOUZA, S. T.; CONCEIÇÃO, A. L. AVANÇO DO CAPITAL E A BARBÁRIE SOCIETAL NO CAMPO BRASILEIRO. Geopauta, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 53-74, 2019. DOI: 10.22481/rg.v3i3.5832. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/geo/article/view/5832. Acesso em: 22 dez. 2024.