Desigualdade na distribuição e ilegalidade na posse da terra no Equador como determinantes da vulnerabilidade.
DOI:
https://doi.org/10.22481/rg.v4i1.6150Palavras-chave:
Desigualdade. Vulnerabilidade. Redução de risco.Resumo
Este artigo trata da desigualdade na distribuição e ilegalidade da posse da terra no Equador e como esses fatores são fatores determinantes da vulnerabilidade, levando em consideração dois estudos de caso específicos, como os cantões de Pedernales, na província. Manabí e Rioverde, na província de Esmeraldas. Utilizou-se uma metodologia empírica de trabalho com uma pesquisa de campo in situ e investigativa, com a aplicação do Modelo PAR (Pressão e Liberação Desastres) e o coeficiente GINI, para a posse da terra, também é observado que as pressões dinâmicas do território afetam a população economicamente menos favorecida em uma porcentagem maior, conclui-se que o manejo adequado da terra é uma ação o que minimiza o risco existente e reduz o risco futuro
Downloads
Metrics
Referências
Anne-Catherine Chardon & Juan Leonardo González (2002). Indicadores para la Gestión de Riesgos, Universidad Nacional de Colombia. Manizales,
Ben Wisner, Piers Blaikie, (2005). At Risk. Routledge, Londres,
Terry Cannon; Piers Blaikie; Ian Davis (2003). At Risk: Natural Hazards, People's Vulnerability and Disasters, Routledge, Londres,
BRASSEL, HERRERA y LAFORGE (2008). ¿Reforma Agraria en el Ecuador?: viejos temas, nuevos argumentos. SIPAE. Quito,
Pierre Gondard y Hubert Mazurek, 30 Años de Reforma Agraria y Colonización en el Ecuador (1964-1994): dinámicas espaciales, Estudios de Geografía, Vol. 10, CEN, CGE, IRD, PUCE 2001, p. 15-40.
SIPAE (2011). Atlas, Tenencia de la Tierra en Ecuador, SIPAE. Quito,
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Da Revista Geopauta e do(s) Autor(es)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Dos Direitos Autorais
Os autores mantêm os direitos autorais de forma irrestrita e concedem à Geopauta a primeira publicação com o trabalho simultaneamente licenciado em CC BY.que permite que outros compartilhem com reconhecimento da autoria de cada autor na publicação inicial nesta revista.
Propriedade Intelectual e Termos de uso
Geopauta adota a política de Acesso Livre em Conformidade com o Acesso Aberto- OAC recomendado pelo DOAJ e em conformidade com os Critérios SciELO, sob uma licença Creative Commons CC By Attribution 4.0 International License, permitindo acesso gratuito imediato ao trabalho e permitindo que qualquer usuário leia, baixe, copie, distribua, imprima, pesquise ou vincule aos textos completos dos artigos, rastreie-os para indexação, passe-os como dados para software ou use-os para qualquer outra finalidade legal.
Geopauta atribui a licença CC BY. onde é permitido sem restrições:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial. desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.