Santo Antônio de Jesus/BA e a institucionalização de bairros: os desafios do planejamento urbano em uma cidade média

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/rg.v5i1.6454

Palavras-chave:

Bairro , Cidade Média , Planejamento Urbano , Política

Resumo

Este artigo apresenta o trabalho realizado na cidade de Santo Antônio de Jesus na identificação, caracterização e proposição de divisão de bairros. A ausência de unidades socioespaciais intraurbanas oficializadas era, conjuntamente com a falta de um cadastro de logradouros, um dos maiores passivos urbanísticos da cidade reconhecida como média. Construímos um referencial teórico baseado em Lefebvre (1973), Certeau (2002), Seabra (2003; 2004), dentre outros teóricos. Neste sentido, nosso trabalho foi o de levantar, por meio de uma metodologia específica, as representações já consolidadas de bairros pela população a partir das toponímias de ruas e localidades e, dessa forma, propor uma divisão de bairros da cidade. Como resultado, chegamos à formulação de uma proposta de vinte e quatro bairros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

James Amorim Araujo, Universidade do Estado da Bahia - Uneb - Brasil

Professor Doutor, em Geografia. Departamento de Ciências Humanas, Campus V, UNEB. Santo Antônio de Jesus-Bahia-Brasil

Djalma Villa Góis , universidade do Estado da Bahia- UNEB- Brasil

Doutor em Geografia, Professor do departamento de Ciências Humanas, Campus V, UNEB. Santo Antônio de Jesus-Bahia-Brasil

Referências

BEZERRA, Josué Alencar. Como definir um bairro? Uma breve revisão. In: Geotemas. Pau dos Ferros/Rio Grande do Norte, v. 1, n.1, p. 21-31, jan/jul., 2011.

BRASIL. Lei 10527, de 10 de julho de 2001 (Estatuto das Cidades). Publicada no Diário Oficial da União, Brasília, DF, 10 jul. de 2001.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. 1988. Publicada no Diário Oficial da União, Brasília, DF, 05 out. de 1988.

CARLOS, Ana Alessandri. Fani. Espaço-tempo na metrópole: a fragmentação da vida cotidiana. São Paulo: Contexto, 2001.

CERTEAU, Michel de, GIARD, Luce & MAYOL, Pierre. A invenção do cotidiano 2 – habitar, cozinhar. 4 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

DAMIANI, Amélia Luisa. As contradições do espaço: da lógica (formal) à (lógica) dialética, a propósito do espaço. In: DAMIANI, Amélia Luisa, CARLOS, Ana Fani Alessandri, SEABRA, Odette Carvalho de Lima. O espaço no fim do século: a nova raridade. São Paulo: Contexto, 1999.

IBGE. Classificação e caracterização dos espaços rurais e urbanos do Brasil: uma primeira aproximação. Rio de Janeiro: FIBGE, 2017.

LEFEBVRE, Henri. O direito à cidade. São Paulo: Centauro, 2001.

LEFEBVRE, Henri. Do rural ao urbano. 2 ed. Barcelona: Península, 1973.

MOTA, Antônio Andrade. A inserção dos condomínios fechados no espaço urbano de Santo Antônio de Jesus: apropriação da natureza, produção do espaço e legislação. (Dissertação de Mestrado). Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal da Bahia, 2009.

ROLNIK, Raquel. Planejamento Urbano nos Anos 90: novas perspectivas para velhos temas. In: Luís Ribeiro; Orlando Júnior. (Org.). Globalização, Fragmentação e Reforma Urbana - o futuro das cidades brasileiras na crise. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1994.

SANTOS JUNIOR, Orlando Alves dos; MONTANDON, Daniel Todtmann (Orgs.). Os planos diretores municipais pós-estatuto da cidade: balanço crítico e perspectivas. Rio de Janeiro: Letra Capital: Observatório das Cidades: IPPUR/UFRJ, 2011.

SEABRA, Odette Carvalho de Lima. Urbanização e fragmentação: cotidiano e vida de bairro na metamorfose da cidade em metrópole a partir do bairro do Limão. São Paulo (2003). Tese de livre docência. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas/USP.

SEABRA, Odette Carvalho de Lima. Territórios do uso: Cotidiano e modo de vida. In: CIDADES. v. 1, n. 2, 2004, p. 181-206.

SPOSITO, Maria Encarnação Beltrão. Cidades médias e pequenas: as particularidades da urbanização brasileira. In: DIAS, Patrícia Chame, LOPES, Diva Maria Ferlin. Cidades médias e pequenas: desafios e possibilidades do planejamento e gestão. Salvador: SEI, 2014.

SOUZA, Marcelo Lopes de. ABC do desenvolvimento urbano. 6 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2011.

VILLAÇA, Flávio. Uma contribuição para a história do planejamento urbano no Brasil. O Processo de urbanização no Brasil. São Paulo: Edusp, 2004.

Downloads

Publicado

2021-03-31

Como Citar

ARAUJO, J. A.; GÓIS , D. V. . Santo Antônio de Jesus/BA e a institucionalização de bairros: os desafios do planejamento urbano em uma cidade média. Geopauta, [S. l.], v. 5, n. 1, p. e6454, 2021. DOI: 10.22481/rg.v5i1.6454. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/geo/article/view/6454. Acesso em: 21 jul. 2024.